Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍCIA

Oficina do crime na Bahia: grupo transforma airsoft em armas de fogo para facções

Organização atuava para a fabricação de armas artesanais para uma organização criminosa

Gustavo Zambianco

Por Gustavo Zambianco

04/02/2026 - 12:47 h | Atualizada em 04/02/2026 - 13:04

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Armas apreendidas em operação da Polícia Civil
Armas apreendidas em operação da Polícia Civil -

A Polícia Civil da Bahia (PC) deflagrou, nesta quarta-feira, 4, uma operação que busca desarticular uma organização criminosa que fabrica armas de fogo artesanais utilizando réplicas de armas de airsoft, para abastecer uma facção criminosa com atuação em Salvador e no interior da Bahia.

As investigações da Operação Forja Clandestina, como foi nomeada a operação, apontam que, além das armas de airsoft, os suspeitos utilizavam insumos balísticos e peças metálicas para construir as armas de fogo

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A operação cumpriu, até o momento, dois mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão.

Dois investigados foram presos no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, entre eles estava o alvo principal da operação, um homem de 35 anos apontado como o responsável do local onde o esquema criminoso atuava.

Neste mesmo endereço, uma mulher de 31 anos também foi presa.

Além das prisões preventivas, ambos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Mandados de busca e apreensão

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais civis apreenderam:

  • espingarda calibre 12 de fabricação artesanal;
  • dois tabletes de maconha.

Essa apreensão reforça a ligação do grupo com outros crimes ligados ao crime organizado.

Leia Também:

Sobre a investigação

As apurações indicam que os investigados estariam comprado com frequência réplicas de arma de airsoft, insumos balísticos e peças metálicas normalmente utilizadas na conversão desses equipamentos em armas de fogo.

As compras desses materiais eram realizadas em grande escala por meio de plataformas digitais.

De acordo com a investigação, um dos suspeitos comprou 87 réplicas, outro aproximadamente 30 unidades e uma terceira investigada mais de 50, além de acessórios compatíveis a calibres de uso restrito, como o 9mm.

As diligências continuam, com o objetivo de cumprir mais um mandado de prisão contra outro suspeito que está foragido.

Conhecimento técnico para a fabricação

De acordo com o diretor do DEIC (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), Thomas Galdino, os investigados tinham “conhecimento técnico para a fabricação artesanal de armas de fogo.”

A operação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). As apurações tiveram início a partir de denúncias recebidas pela Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), unidade vinculada ao DEIC, e de ações de inteligência desenvolvidas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

armas armas artesanais Operação policial Polícia Civil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Armas apreendidas em operação da Polícia Civil
Play

Vídeo: Assessor é morto a tiros em bar enquanto jogava sinuca

Armas apreendidas em operação da Polícia Civil
Play

Vídeo: líder do tráfico e homicida é preso em pousada de luxo na Bahia

Armas apreendidas em operação da Polícia Civil
Play

Bahia: cemitério clandestino ligado ao BDM é encontrado em área de mata

Armas apreendidas em operação da Polícia Civil
Play

Vídeo: blogueira é sufocada por namorado até desmaiar em elevador

x