POLÍTICA
AtlasIntel: avaliação de Lula começa 2026 com estabilidade e mantém números de 2025
Primeiro levantamento do ano detalha aprovação do presidente petista

Por Cássio Moreira

A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece no mesmo patamar dos últimos levantamentos, de acordo com a mais recente pesquisa AtlasIntel, parceiro do Grupo A TARDE, divulgada nesta quinta-feira, 22. Os números apontam o petista com 48.7% de aprovação e 50.7% de desaprovação.
O número da desaprovação é o mesmo dos últimos dois meses (novembro e dezembro de 2025). Já a aprovação apresentou uma queda de 0.1% com relação ao último levantamento, o que comprova a estabilidade na avaliação do presidente da República na série temporal.

Cruzamentos
A pesquisa também traz recortes específicos para entender os dados, como gênero e região geográfica. Segundo o levantamento, Lula tem maior aprovação entre as mulheres (55.9% x 40.8%). Entre os que desaprovam, 58.5% são homens, enquanto 43.6% são mulheres.
Leia Também:
Se o recorte for geográfico, Lula possui melhor aprovação no Nordeste, chegando a 57.2%. Na contramão, sua menor aprovação é na região Norte, com 34.4%. O maior índice de desaprovação de Lula é na região Norte, com 64.9%. O Nordeste apresenta a menor rejeição, com 42.1%.
Avaliação do governo
Aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo são 48.5%, enquanto outros 47.1% classificaram a gestão como ótima ou boa. Dentro da margem de erro, que é de um ponto percentual (1.p.p), os números apontam um empate.

A pesquisa também aponta uma oscilação positiva para Lula, com o aumento da avaliação 'boa ou ótima', se comparada os levantamentos recentes (44.4%/46.5%). Outros 4.4% dos entrevistados pela AtlasIntel classificam o governo Lula como regular.
Dados detalhados
Segundo a pesquisa, 54.1% daqueles que consideram o governo Lula como bom ou ótimo são mulheres (homens são 42.2%). Já entre os que consideram como ruim ou péssimo, 55.5% são homens (mulheres são 39.4%).
Quando o recorte é geográfico, maior parte dos que avaliam como bom ou ótimo são moradores do Nordeste. Eles representam 56% dos entrevistados. No Norte, 60.4% consideram ruim ou péssimo, o maior número entre todas as regiões.
Pesquisa
O levantamento AtlasIntel/Latam Pulse entrevistou 5.418 eleitores dentro da população adulta brasileira, via Recrutamento Digital Aleatório (RDR), entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1.pp+/- (um ponto percentual), enquanto seu nível de confiança é de 95%.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT)sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a Atlasintel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado durante as eleições municipais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



