Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALBA

Após nova operação, Adolfo cobra instalação de Conselho de Ética

"Espero que a partir de amanhã, o Conselho de Ética comece a se reunir", disse o presidente

Por Gabriela Araújo e Lula Bonfim

09/04/2024 - 16:08 h | Atualizada em 09/04/2024 , 16:52
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) -

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), cobrou em plenário a abertura do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Casa. O tema voltou à tona nesta terça-feira, 9, após a prisão da esposa do deputado Binho Galinha (Patriota), suspeito de liderar uma organização criminosa.

“Claro que nós não somos os julgadores, mas cabe a essa Casa abrir o Conselho de Ética”, iniciou o pessedista, durante a sessão ordinária de hoje.

O colegiado, responsável pelo julgamento interno de deputados estaduais, está pendente de instalação desde 1º de fevereiro do ano passado, quando iniciou a atual legislatura. A pressão pela instalação surgiu em dezembro, devido a operação 'El Patron', que investiga o patriota.

Leia também

>> Com deputado investigado, Alba segue sem instalar Conselho de Ética

No último dia 11 de março, o chefe do Legislativo cobrou publicamente aos líderes de governo e oposição, deputados Rosemberg (PT) e Alan Sanches (União Brasil), respectivamente, a indicação de membros para a comissão.

Neste mesmo dia, Sanches apresentou como representantes da oposição, os deputados Sandro Régis (União Brasil), Samuel Júnior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB), que irão ocupar cadeiras titulares. Emerson Penalva (PDT), Kátia Oliveira (União Brasil) e Robinho (União Brasil) aparecem como suplentes.

O líder do governo, no entanto, se esquivou da indicação. À imprensa, ele cravou o dia 13 de março para apresentar os nomes, contudo, não aconteceu. Nos bastidores, ventilou-se que a demora para designar os parlamentares deve-se à integração de Binho com a base governista.

No plenário, o chefe do Legislativo ainda pediu para que o colegiado inicie o funcionamento a partir de quarta-feira, 10, a fim de começar as apurações sobre a permanência de Binho na Alba.

“O líder da oposição, Alan Sanches, já havia indicado os membros e o líder da maioria, Rosemberg, indicou os membros hoje que serão publicados com determinação de lei. Para que a partir da manhã, essa Casa tenha a responsabilidade. [...]. Nós temos que dar satisfação até porque é o nosso papel, no assunto dessa gravidade”, afirmou.

E acrescentou: “Eu espero que a partir de amanhã, após a publicação dos indicados, o Conselho de Ética comece a se reunir para tomar as providências cabíveis”

Operação Hybris

A Secretária de Segurança Pública (SSP-BA) junto com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagraram a operação hybris que resultou na prisão preventiva da esposa do deputado estadual Binho Galinha, Mayana Cerqueira da Silva.

Veja também

>> Assessor do deputado Binho Galinha é preso em Feira de Santana

O objetivo da Operação Hybris é desarticular uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais oriundo de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana e cidades do interior da Bahia.

Caso Binho Galinha

A Alba tem sido pressionada desde dezembro de 2023 acerca da instalação do Conselho de Ética, devido às revelações da Operação El Patrón, deflagrada pela Polícia Federal na Bahia. A ação policial mira o deputado estadual Binho Galinha (PRD) por supostamente atuar como contraventor do Jogo do Bicho e também liderar uma milícia em Feira de Santana.

Leia também

>> De perfil discreto, Binho Galinha mantém boas relações na Alba

Binho Galinha, porém, ainda não foi denunciado formalmente e também não chegou a ser privado de liberdade durante a operação. Sua esposa Mayana Cerqueira e seu filho João Guilherme, por outro lado, acabaram presos e tentam retomar a liberdade através de habeas corpus.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Adolfo Menezes Assembleia Legislativa da Bahia Binho Galinha Conselho de Ética Notícias Operação Hybris Política

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)
Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)
Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)
Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA