Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VAI FICAR DE FORA?

Psol acusa Muniz de exlcuir partido das negociações sobre comissões

Vereador Professor Hamilton Assis diz que presidente quer "silenciar" sigla

Por Redação

04/02/2025 - 18:28 h | Atualizada em 04/02/2025 - 20:55
Vereador usou as redes sociais para fazer denúncia
Vereador usou as redes sociais para fazer denúncia -

Na reta final das negociações para composição das comissões temáticas, o vereador Professor Hamilton Assis (Psol) acusou o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), de excluir o seu partido das negociações.

“Estamos sendo discriminados pelo presidente da Câmara! Carlos Muniz, se recusa a dialogar com a bancada do PSOL sobre a composição das Comissões Permanentes. Querem nos excluir da mesa de decisões”, escreveu o psolista nas redes sociais.

Leia Também:

O vereador ainda insinuou que o chefe do Legislativo se reuniu com os demais partidos e ignorou as conversas com a legenda. “Estamos totalmente excluídos de qualquer encontro preliminar!”.

“As negociações políticas, que não levem em consideração experiência, legitimidade no campo, trazem um grande prejuízo para toda a população. Não é para isso que acompanhamos a situação de secretarias como a de Educação”, criticou.

A pasta, por sua vez, é alvo de um imbróglio travado entre o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o PSDB, partido do presidente, que pleitear o comando do órgão, com a indicação do atual secretário de Gestão (Semge), Rodrigo Alves.

O parlamentar também afirma que é “direito do Psol [assumir] uma presidência e uma vice-presidência de comissão” e volta a dizer que a estratégia do tucano representa o “silenciamento” dos vereadores do partido.

“Seguimos na luta para garantir espaço para quem defende a educação pública, o meio ambiente e os direitos do povo”, concluiu.

Na Câmara, o partido tem dois vereadores, além de Hamilton, tem também a vereadora Eliete Paraguassu, primeira quilombola a ocupar a CMS.

Os debates sobre a composição nos colegiados serão encerrados na próxima quarta-feira, 4, como afirmou Muniz à imprensa, após a abertura dos trabalhos legislativos na última segunda, 3.

"Vamos fazer uma reunião com todos os líderes partidários. Nós já temos mais ou menos um mapa de como é que vão ser as comissões. Espero com os líderes decidir quem será o presidente, o vice e todos os membros das comissões”, disse à imprensa.

Procurado pelo Portal A TARDE, o presidente Carlos Muniz (PSDB) diz ter recebido com "surpresa" o posicionamento do vereador e explicou o funcionamento para indicação de nomes ao colegiado.

"Há a previsão de uma equação no regimento, onde multiplica-se o número de vereadores eleitos de cada partido pelo número de membros de cada comissão e divide-se o resultado pelo número total de vereadores que são 43, chegando-se, desta forma, a quantidade de membros titulares e suplentes que cada agremiação tem direito a ocupar", diz um trecho da nota.

E acrescentou: "No caso do PSOL são dois vereadores, eles têm cinco lugares em todas as comissões, mas não há expectativa de direito quanto as presidências e vices, pois estes são eleitos diretamente pelos sete membros de cada colegiado. Portanto, não há nenhum dispositivo legal que obrigue ou force uma eleição direcionada a partido A ou B".

Veja publicação

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Professor Hamilton Assis (@hamiltonassis)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR Carlos Muniz Comissões Permanentes Professor Hamilton Assis psol

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereador usou as redes sociais para fazer denúncia
Play

Prefeito de Nazaré alega estado de calamidade e pede apoio de Jerônimo

Vereador usou as redes sociais para fazer denúncia
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

Vereador usou as redes sociais para fazer denúncia
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Vereador usou as redes sociais para fazer denúncia
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA