Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AVANÇO

Trens do VLT já estão em manutenção para chegada em Salvador

Vinte e nove dos 40 trens estão em revisão e adaptações técnicas em São Paulo

Por Redação

15/05/2025 - 8:02 h | Atualizada em 15/05/2025 - 8:45
Trens do VLT estão em manutenção na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP)
Trens do VLT estão em manutenção na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP) -

A maioria dos trens que compõem o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador já está em manutenção para chegarem à capital baiana no próximo ano. Vinte e nove dos 40 trens foram entregues à unidade da fabricante Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) em Hortolândia (SP), onde passam por revisão e adaptações técnicas.

Leia Também:

As demais unidades devem chegar até o final de 2025. A previsão é que os testes nos trilhos comecem no início de 2026. As composições estão vindo de Cuiabá (MT), onde seriam usados em um sistema de VLT que acabou sendo descontinuado.

Na semana passada, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, visitou a sede da CAF na cidade. Ele destacou que a retomada das atividades da fábrica foi impulsionada pelo contrato com o Governo da Bahia.

Segundo Zezé, o projeto tem gerado empregos e movimentado a economia local. “Com os investimentos no transporte ferroviário de passageiros e, agora, com a revisão dos VLTs de Salvador, a CAF voltou a operar ativamente em Hortolândia após um período de baixa atividade. A empresa já contratou mais de 60 novos funcionários e, com apoio do nosso PAT, deve ampliar ainda mais esse número, o que é muito positivo para a cidade”, afirmou o prefeito.

Visita do governador

Em fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez uma vistoria técnica nos trens que serão usados no VLT, na sede da CAF, fabricante dos vagões. Jerônimo, que esteve ao lado da secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, avaliou os equipamentos como “de muita qualidade”.

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines e comportam 400 passageiros.

O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições em parceria com o Governo do Mato Grosso.

A obra

Orçado em mais de R$ 3,6 bilhões, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024.

O modal visa substituir o antigo trem do subúrbio, conectando a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade. No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. A expectativa é de que o primeiro lote, que liga a Calçada até a Ilha de São João seja entregue aos soteropolitanos ainda no primeiro semestre de 2026.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Veículo Leve sobre Trilhos VLT VLT de Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trens do VLT estão em manutenção na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP)
Play

VÍDEO: Alba homenageia Divaldo Franco com minuto de silêncio

Trens do VLT estão em manutenção na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP)
Play

VÍDEO: Líder do governo solta a voz na Alba com música sobre racismo

Trens do VLT estão em manutenção na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP)
Play

Bahia mira investimento eólico milionário para disparar economia

Trens do VLT estão em manutenção na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP)
Play

VÍDEO: vereadores trocam socos em sessão na Câmara

x