ATLASINTEL
Brasileiros aprovam acordo Mercosul-UE e nova CNH, mas divergem sobre Maduro
Fim da obrigatoriedade da autoescola para a CNH é visto positivamente por 66% da população

Por Rodrigo Tardio

A percepção pública sobre a gestão atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta um contraste entre política externa e interna. De acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel, parceiro do Grupo A TARDE, divulgada nesta quinta-feira, 22, a assinatura do Acordo de Livre Comércio entre União Europeia e Mercosul conta com a aprovação de 67% dos brasileiros, sendo apontada como um dos principais acertos do governo federal.
No mesmo patamar de popularidade, o fim da obrigatoriedade da autoescola para a CNH, conjuntamente com o lançamento do programa CNH do Brasil, é visto positivamente por 66% dos respondentes da pesquisa.
Leia Também:
Por outro lado, as opiniões se dividem quanto às relações diplomáticas na América Latina, como a condenação feita pelo presidente Lula sobre a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por forças americanas, a qual é considerada um erro por 48% dos entrevistados, superando os 43% que apoiam a postura presidencial.

Acertos e erros
Entres os segmentos aprovados pela população e que agradam a maioria dos brasileiros estão a gratuidade para todos os medicamentos e itens do Farmácia Popular que é aprovada por 86% dos ouvidos na pesquisa.
A isenção do IR para pessoas com renda mensal abaixo de R$ 5 mil tem aprovação de 76% dos ouvidos no levantamento. Já o programa de renegociação de dívidas da população (Desenrola) tem aprovação de 72%.
Amostra
A pesquisa AtlasIntel ouviu 5.418 respondentes por intermédio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de ±1 p.p. Já o nível de confiança da margem de erro é de 95%. O período de coleta foi entre 15/01/2026 e 20/01/2026.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT)sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a Atlasintel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado durante as eleições municipais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



