Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Bruno desmente APLB e aponta motivação política em impasse salarial

Prefeito afirma que alegação do sindicato sobre o adiamento da votação é falsa

Jair Mendonça e Flávia Requião

Por Jair Mendonça e Flávia Requião

25/09/2025 - 13:04 h
Bruno Reis
Bruno Reis -

Prevista para ser votada nesta quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de Salvador, a proposta de reajuste salarial dos professores da rede municipal foi adiada após um impasse envolvendo a categoria. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) acusou, na manhã desta quinta-feira, 25, a direção da APLB Sindicato de romper um acordo previamente firmado.

“Quando fizemos um acordo final [prefeitura e categoria] para encerrar a greve, ele foi assinado por todos, inclusive por mim. Esse acordo é público e resultou em um projeto de lei encaminhado à Câmara logo no dia 1º de agosto, ou seja, há 55 dias. Era um consenso entre governo, categoria e vereadores”, iniciou o prefeito durante coletiva de imprensa.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Segundo Bruno, a APLB sugeriu novas emendas, que o governo teria acatado. “Estava tudo pronto para votar ontem, e na hora da votação a APLB vem pedindo para retirar de pauta, dizendo que o prefeito não cumpriu acordo. É mentira!”.

Bruno Reis citou que a atitude da APLB Sindicato tem base política e partidária, mas enfatizou que o foco deve permanecer na causa da educação e no interesse dos professores. Segundo ele, o episódio não é uma questão pessoal, mas sim uma interferência externa que prejudica o diálogo.

“É de forma irresponsável,com o interesse político partidário de dirigentes da APLB estadual, que não participaram das negociações estavam no dia da foto para fazer o acordo para aparecer e depois sumiu, e agora reaparece para atrapalhar a vida, não é da gestão não, gente”, finalizou o prefeito.

Ontem, o secretário da Educação, Thiago Dantas, já havia reforçado que, após uma reunião decisiva, a expectativa era encerrar o impasse e afastar a possibilidade de uma nova paralisação.

Em entrevista ao Portal, o chefe da pasta ainda destacou que o encontro ocorrido na terça, 23, a convite do presidente da Casa, Carlos Muniz, foi “muito proveitoso”.

Segundo ele, a reunião abordou pontos centrais do projeto, resultado do acordo firmado para evitar uma possível greve. Entre as propostas estão gratificações percentuais, novos quantitativos no quadro de vagas para promoções, conversão de licença-prêmio e campanha salarial.

“Todos os pontos trazidos e tratados foram discutidos”, afirmou Dantas, acrescentando que “após os esclarecimentos, ontem os líderes dos grupos da Câmara, a maioria, minoria e grupo independente das bancadas, sinalizaram disposição de voltar à medida hoje.”

Ainda para ele, a urgência em tratar do assunto era garantir, principalmente, a normalidade da rede e assegurar a aprendizagem dos alunos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

APLB Sindicato Bruno Reis CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR paralisação professores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bruno Reis
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Bruno Reis
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Bruno Reis
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Bruno Reis
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

x