Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

EUA X BRASIL

Flávio pede aos EUA que desistam do tarifaço: "Pior momento possível"

Pré-candidato à Presidência participa de audiência pública sobre tarifas nos EUA

Ane Catarine
Por
O senador Flávio Bolsonaro em audiência nos EUA
O senador Flávio Bolsonaro em audiência nos EUA - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O senador e pré-candidato à Presidência da República pelo PL, Flávio Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira, 7, durante audiência pública promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), em Washington, que a entrada em vigor das novas tarifas sobre produtos brasileiros seria "difícil de reverter" e pediu ao governo norte-americano que desista da medida.

Segundo Flávio, a cobrança, que pode elevar as tarifas sobre alguns produtos brasileiros em até 37,5%, prejudicaria tanto o Brasil quanto os Estados Unidos e ocorreria "no pior momento possível".

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"Impor agora uma tarifa que seria difícil de reverter, premiando aqueles que são responsáveis pelas ações em questão e punindo aqueles que suportaram suas consequências, seria o pior momento possível para agir", afirmou.

Minutos antes da audiência, o senador, que chegou nos Estados Unidos no último domingo, 5, publicou uma mensagem nas redes sociais dizendo que permaneceria no país "mais um dia para defender o Brasil” das sobretaxas de 25% e 12,5%.

Entenda a audiência

As audiências públicas promovidas pelo USTR começaram na segunda-feira, 6, e são consideradas uma das últimas etapas antes da decisão final sobre a aplicação das tarifas, que podem entrar em vigor neste mês.

A tarifa de 25%, anunciada em 1º de junho, tem como base uma investigação conduzida com fundamento na Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos.

O governo americano alega que o Brasil adota políticas consideradas "irrazoáveis" e prejudiciais ao comércio norte-americano. Entre os pontos citados está o Pix, apontado pelos EUA como uma ferramenta que afetaria interesses de empresas americanas.

Leia Também:

TARIFAÇO

EUA iniciam audiências sobre tarifaço de 25% sobre o Brasil
EUA iniciam audiências sobre tarifaço de 25% sobre o Brasil imagem

COMÉRCIO EXTERIOR

Impacto bilionário: novo tarifaço pode atingir açúcar, etanol e madeira
Impacto bilionário: novo tarifaço pode atingir açúcar, etanol e madeira imagem

ÚLTIMA CARTADA

Governo Lula tenta negociar com EUA para barrar tarifaço de 37,5%
Governo Lula tenta negociar com EUA para barrar tarifaço de 37,5% imagem

Já a tarifa adicional de 12,5%, anunciada em 2 de junho, decorre da conclusão de que o Brasil integra o grupo de países que, na avaliação do governo americano, falharam no combate à importação e à produção de mercadorias obtidas por meio de trabalho escravo ou forçado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

estados unidos Flávio Bolsonaro tarifaço

Relacionadas

Mais lidas