Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Hugo Motta após urgência da Anistia: "O país precisa andar”

Presidente da Câmara defende pacificação e promete conduzir debate com equilíbrio após aprovação da urgência do projeto

Flávia Requião

Por Flávia Requião

18/09/2025 - 6:24 h | Atualizada em 18/09/2025 - 11:30
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta -

Após a aprovação do requerimento de urgência para o Projeto de Lei da Anistia, na noite desta quarta-feira, 18, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o país “precisa andar”.

“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes à frente e o país precisa andar”, defendeu o parlamentar no plenário.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O deputado destacou que o tema divide opiniões dentro da Casa, mas ressaltou a importância de manter o espaço de debate. “Temos na Casa visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8/1/2023. É no plenário que ideias se enfrentam, divergências se encontram e a democracia pulsa com força total”, declarou.

Motta também frisou o papel institucional da presidência da Câmara no processo. “Como presidente da Câmara, minha missão é conduzir esse debate com equilíbrio, respeitando o regimento interno e o colégio de líderes, não para impor uma verdade, mas para garantir que todas sejam ouvidas. Hoje pautamos a urgência de um projeto de lei do deputado Marcelo Crivella para discutir o tema, a quem cumprimento.”

Com a aprovação da urgência, o projeto deve avançar rapidamente nas discussões. Segundo Motta, a expectativa é que um relator seja designado em breve. “Agora um relator será nomeado para que possamos chegar o mais rápido possível a um texto substitutivo que encontre o apoio de uma maioria ampla da Casa”, completou.

Após longas discussões e gritos de protesto contra e a favor da medida, a urgência passou para uma nova fase, com placar de 311 votos a 163 e 7 abstenções.

A medida é uma das principais pautas dos parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O que diz o texto?

O texto aprovado nesta noite é do republicano carioca, por sua vez, não é o texto final que será submetido para votação em plenário. Durante as discussões, o presidente abriu possibilidades para novas discussões sobre a proposta.

O texto original do PL 2162/23 diz que a anistia proposta compreende “os crimes com motivação política e/ou eleitoral ou a estes conexos, bem como aqueles definidos no Código Penal”.

Articulações de lideranças políticas junto a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) procuram uma saída que não implique anistia ampla, focando mais na redução de penas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara dos Deputados hugo motta Projeto de Lei da Anistia urgência

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Play

Ministra revela plano para combater invasão de terras na Bahia

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Play

Polêmica no CAB: escultura ligada a Exu é criticada por deputado

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Play

STF decide destino dos ‘kids preto’ que planejaram matar Lula e Moraes

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

x