VETO
Lula sanciona lei que proíbe uso de celulares nas escolas
Medida vale para alunos das redes públicas e privadas do país
Por Redação
O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira, 13, o projeto de lei que proíbe o uso de celular nas escolas. A medida vale para alunos das redes públicas e privadas do país.
Com a nova legislação, o uso do equipamento fica vetado tanto durante as aulas como nos recreios e atividades extracurriculares e vale também para os funcionários da academia. O documento abre exceção apenas para fins pedagógicos ou em casos de emergência.
Leia também
>>Pesquisa: 86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas
>>Escola Ybá discute cuidados com desenvolvimento emocional infantil
>>Proibição do uso de celulares nas escolas de Salvador divide opiniões
A proposta apresentada pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) será regulamentado pelo Ministério da Educação, sob comando de Camilo Santana, em até 30 dias.
Segundo o ministro, o brasileiro é a segunda nacionalidade que mais usa aparelhos celulares no mundo. "Quanto mais jovem a criança, mais cedo foi seu acesso à internet e cada vez mais está ficando mais complicado para os pais segurar esse acesso", afirmou.
Veja
Presidente Lula sanciona restrição de uso de celular nas escolas https://t.co/RZmBlc01Ah
— Lula (@LulaOficial) January 13, 2025
Mudanças
As escolas vão precisar se reinventar para manter a atenção dos alunos nas atividades curriculares. Deste modo, os colégios vão disponibilizar aos estudantes e funcionários que passam pelo "sofrimento psíquico e mental" pela nomofobia, isto é, o medo irracional de ficar longe do celular, um espaço de acolhimento e escuta.
Para além, as unidades de ensino também devem criar estratégias para abordar saúde mental, de acordo com a proposição. As secretarias e as unidades de ensino devem elaborar formas de falar com os alunos sobre os "riscos, sinais e a prevenção do sofrimento psíquico de crianças e adolescentes, incluídos o uso imoderado dos aparelhos".
O que pensam os professores
Em entrevista ao programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM (103,9), a professora Salete Cordeiro comentou sobre o projeto sancionado pelo presidente nesta tarde. Confira entrevista completa:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes