RELEMBRE
Praia isolada e descanso interrompido: como foi o último Carnaval de Lula em Salvador
Portal A TARDE relembra última vez que presente veio à capital no período momesco

A última vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o Carnaval em Salvador foi em 2023, quando optou por manter uma agenda discreta e longe dos circuitos oficiais da folia.
Dois anos depois, em um cenário pré-eleitoral, o petista volta à capital baiana com previsão de participação pública no Carnaval, reforçando o caráter político que a festa adquiriu ao longo das décadas.
O Carnaval de Salvador nasceu como manifestação cultural e popular, mas se consolidou também como um espaço de disputa simbólica e visibilidade política. Não necessariamente com discursos partidários explícitos, mas como vitrine estratégica em um dos maiores eventos do país.
Conforme já informou o Portal A TARDE, a expectativa é que Lula participe da folia no sábado, 14, no camarote do Governo do Estado, no Campo Grande.
Leia Também:
Como foi a última vez que Lula participou do Carnaval de Salvador?
Em 2023, apesar de ter passado cinco dias em solo soteropolitano, entre 17 e 22 de fevereiro, Lula não fez aparições públicas durante o Carnaval.
Na ocasião, ele descansou ao lado da primeira-dama Janja da Silva na praia de Inema, localizada na área militar da Base Naval de Aratu, a aproximadamente 40 quilômetros dos circuitos carnavalescos.

Sem Lula, Janja chegou a marcar presença no Camarote Expresso 2222, no dia 19 de fevereiro de 2023. Na ocasião, falou com a imprensa e fez questão de afirmar que a folia soteropolitana é exemplo de força da cultura brasileira.
Descanso interrompido
A folga de Lula, no entanto, foi interrompida no dia 20 de fevereiro, quando ele deixou a Bahia para sobrevoar as áreas atingidas pelas fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo.

Em São Sebastião, o presidente se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o então prefeito Felipe Augusto (PSDB), retornando no mesmo dia ao litoral baiano para terminar o período de descanso.

Leia Também:
Ato de Lula valorizou o Carnaval de Salvador
No atual mandato, a relação do presidente com a folia soteropolitana ganhou contornos institucionais. Em setembro de 2025, Lula sancionou a Lei nº 15.196/2025, que reconhece oficialmente o Carnaval de Salvador como manifestação da cultura nacional, destacando seu valor histórico, cultural e econômico.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




