3º MAIOR PARTIDO
União Brasil quer 2ª vice na Mesa da Câmara, mas esbarra em Podemos
Preterido da presidência, partido busca cargo na Mesa; veja quem deve ser indicado
Por Redação
Preterido da presidência da Câmara dos Deputados, o União Brasil, terceiro maior partido da Casa, pleiteia uma das cadeiras da Mesa Diretora, que será eleita no próximo dia 1º de fevereiro, um sábado.
O partido, sob liderança do deputado Elmar Nascimento (BA), disputa o assento com o Podemos, comandado pela presidente Renata Abreu, que só possui 14 deputados na Casa.
Leia também
>> Lula sinaliza apoio a Hugo Motta e busca melhorar relação com a Câmara
>>PSD quer ministério maior e ameaça romper com governo Lula
>>Lula espera eleições no Congresso para iniciar reforma ministerial
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, a sigla quer ocupar a segunda vice-presidência. Caso isso aconteça, o escolhido tende a ser o próprio Elmar.
No início da disputa, por sua vez, o parlamentar colocou o seu nome à mesa para disputar a presidência da Casa Legislativa, e chegou até ser cotado como favorito à vaga devido a sua amizade com o presidente Arthur Lira (PP-AL).
Em meio às reviravoltas protagonizadas por Lira, Elmar teve as chances esvaziadas por Motta, que se apresentou como candidato do progressista para o embate.
Com a eventual vitória do Republicanos para o cargo mais alto do Legislativo, a tendência é que a primeira-vice fique sob o comando do PL, maior partido da Casa, com 93 cadeiras.
Já o Podemos argumenta que deve assumir um lugar na Mesa por ter sido aliado de primeira hora da candidatura de Motta, conforme diz o Folha.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes