1º Festival Capão in Blues enriquece o movimento cultural da Chapada | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Home

1º Festival Capão in Blues enriquece o movimento cultural da Chapada

Realizado pelo Grupo A TARDE e a Viramundo Produções, o novo evento acontece em maio no Vale do Capão

Publicado quinta-feira, 28 de março de 2024 às 05:00 h | Atualizado em 28/03/2024, 14:32 | Autor: Felipe Viterbo
Vila do distrito de Caeté-Açu,  mais conhecido como Vale do Capão
Vila do distrito de Caeté-Açu, mais conhecido como Vale do Capão -

Conhecida por suas paisagens deslumbrantes e rica história, a Chapada Diamantina tem se tornando um destino imperdível ao associar amor à natureza com possibilidades de apreciação de boa música e gastronomia. Anualmente, a região recebe uma série de festivais que se destacam não apenas pela qualidade das apresentações musicais, mas também pela diversidade e autenticidade da culinária local. A região começa a se destacar como um reduto de festivais musicais e gastronômicos, atraindo, além dos ecoturistas, apreciadores de experiências diversificadas.

A 1ª edição do CIB – Festival Capão In Blues chega à Chapada com a promessa de enriquecer a oferta cultural e de entretenimento da região. Aberto ao público, o evento está programado para acontecer nos dias 10 e 11 de maio, no Vale do Capão.

Fruto da parceria entre o Grupo A TARDE e a Viramundo Produções, o Festival Capão in Blues tem como objetivo proporcionar uma experiência única tanto para moradores da região quanto para visitantes, unindo a cultura musical do blues às ricas paisagens naturais que caracterizam a Chapada Diamantina.

Sob a curadoria do renomado guitarrista, cantor e compositor Eric Assmar, o evento celebra o talento e a diversidade musical dos artistas participantes, explorando diferentes vertentes do blues que refletem não apenas uma vasta gama de influências musicais, mas também a riqueza demográfica da região.

Diretor de Marketing do Grupo A TARDE, Eduardo Dute revela que o projeto foi desenvolvido com o propósito de aumentar a oferta cultural e turística para a região. O gestor também destaca a importância da valorização e aproximação do público com a marca ‘A TARDE’.

‘‘Há muito tempo a instituição deseja fazer um evento dessa natureza, contemplando boa música, desenvolvimento turístico sustentável e contato com a natureza. Ao promover um evento como esse na Chapada Diamantina, o Grupo A TARDE contribui para fortalecer a identidade cultural da região. O blues, embora seja um gênero musical de origem estrangeira, se adapta bem à cultura local, gerando uma conexão entre o estilo musical e o ambiente da Chapada’’, avalia.

Primeira edição

Ildazio Tavares Jr., CEO da Viramundo Produções, comenta as expectativas para a primeira edição do festival, além do potencial de transformação para a comunidade. O produtor cultural também destaca o retorno positivo que o evento já tem proporcionado para a economia local.

‘‘Quando imaginei o Capão in Blues, eu tinha a ideia de que seria uma coisa bacana, pela atmosfera do local e pelo que o blues provoca. Mas estou simplesmente surpreso com tudo o que está acontecendo: redes sociais bombando, pousadas com vagas esgotadas. Eu só fui entender a real proporção do que a gente está fazendo depois de começar a divulgar. O Capão in Blues está sendo muito maior do que a gente imaginava’’, celebra. O evento tem o apoio da Bahia Turismo e Prefeitura de Palmeiras, e o patrocínio do Governo da Bahia, por meio do Fazcultura.

Eventos musicais e gastronômicos estimulam a economia da região

A vocação para a oferta de eventos culturais vem sendo percebida e adotada por um número cada vez maior de municípios da região da Chapada Diamantina. Para a produtora cultural Agatha Seixas, ‘‘esses eventos não só enriquecem a experiência dos turistas, mas também impulsionam diversos setores da economia local, como hospedagem, alimentação e turismo, além de proporcionar oportunidades para artistas de rua e artesãos’’.

Na histórica cidade de Lençóis, por exemplo, o Festival de Lençóis é aguardado ansiosamente por moradores e turistas, com apresentações de grandes nomes da música brasileira e de novos talentos, que se apresentam gratuitamente durante três dias de festa. A edição deste ano ainda não tem data confirmada, mas deve ocorrer entre os meses de julho e agosto, segundo a organização.

‘‘Esperamos cerca de 30 mil pessoas nos quatros dias do festival, que deve acontecer entre o meio de julho e o final de agosto deste ano. A cidade fica sempre cheia, com geração de empregos e renda, além de promover o destino turístico Lençóis e da Chapada como um todo’’, destaca Marcos Pedreira, idealizador e produtor do evento.

Além do Festival de Lençóis, outros eventos ganham destaque na região, como o Vale dos Sabores, no Capão, que coloca em evidência a diversidade da gastronomia local, com workshops, feiras e degustações. Ainda no Vale do Capão, o Festival de Jazz atrai milhares de turistas para três a quatro dias de festa, com músicos renomados do Brasil e do mundo celebrando o jazz, a música experimental e instrumental. O festival não possui uma data fixa, mas é sempre aguardado com grande expectativa por turistas e a população local.

Na cidade de Abaíra, o Festival da Cachaça, organizado pela Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e seus Derivados (Coopama), é uma celebração do potencial produtivo da região, com atrações musicais e degustações que animam a praça central da cidade e o Clube Social.

No município de Ruy Barbosa, o Dark Side Of Orobó, festival multicultural realizado entre os meses de outubro e novembro, no centro da cidade, proporciona um ambiente lúdico para o público, com exposições de arte e apresentações musicais.

Em Andaraí e Igatu, as festividades são marcadas pelo tradicional Boi Estrela de Igatu, que reúne diversas manifestações populares locais em homenagem a São Sebastião, padroeiro da vila. Além disso, o Festival de Igatu atrai uma multidão de visitantes para três dias de atividades culturais, artísticas e musicais.

Mucugê também se destaca no cenário artístico da região com o Festival de Chorinho, realizado na Praça de Eventos da cidade, onde artistas da cultura popular brasileira ganham destaque, e o Festival de Forró da Chapada, que resgata a tradição das sanfonas e do forró com três dias de festa e oficinas diurnas seguidas de muita dança à noite. Outro destaque da cidade é o Festival Vozes na Chapada, que reúne corais regionais e estaduais para apresentações e atividades paralelas.

Conexão com a natureza

Por fim, em Piatã, o Ressonar Festival une a paixão pela natureza e pela música eletrônica em uma experiência única realizada durante a primeira lua cheia do ano, em uma fazenda com cenário naturalmente psicodélico e imersivo.

Para os amantes da música e da gastronomia que buscam uma experiência completa na Chapada Diamantina, os festivais oferecem também atividades ao ar livre, como trilhas e banhos em rios e cachoeiras, proporcionando uma integração perfeita entre a natureza, a cultura e a culinária local.

CONFIRA AS MATÉRIAS DO CADERNO MUNICÍPIOS - ESPECIAL CHAPADA:

>>>Aliar expansão econômica e preservação ambiental é o principal desafio

>>>Ecoturismo é uma vocação natural de cidades chapadeiras

>>>1º Festival Capão in Blues enriquece o movimento cultural da Chapada

>>>Novos empreendimentos chegam à região

>>>Atrativo do turismo gastronômico, café da Chapada ganha o mundo

>>>Rio de Contas produz 1º azeite extravirgem do Nordeste

>>>Vinho incentiva turismo e impulsiona economia na Chapada Diamantina

>>>Região é berço de produtos especiais

>>>Chapada Diamantina tem novos roteiros turísticos

>>>Bahia avança na captação para investir na saúde (Panorama)

Veja o Caderno Municípios desta quinta:

icon download
23193,34 - PDF
23193,34 PDF

Publicações relacionadas