Novos empreendimentos chegam à Chapada Diamantina | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Home

Novos empreendimentos chegam à Chapada Diamantina

Investimentos em imóveis comerciais, residenciais e turísticos fazem mercado imobiliário crescer na Chapada

Publicado quinta-feira, 28 de março de 2024 às 05:00 h | Atualizado em 28/03/2024, 14:30 | Autor: Claudia Lessa
Diamantino Residence, em Mucugê,  deve ser entregue até julho
Diamantino Residence, em Mucugê, deve ser entregue até julho -

Santuário de beleza natural, com um ecossistema propício para o turismo e para quem deseja mais qualidade de vida, a Chapada Diamantina vem se tornando uma das novas estrelas do mercado imobiliário baiano. Empreendimentos residenciais e turísticos estão surgindo e se expandindo na região, especialmente em Mucugê, município tombado pelo Patrimônio Histórico pela sua arquitetura colonial preservada, com locais cercados de cachoeiras, vales e flora diversificada. A cidade é uma das que mais vêm abrigando novos condomínios, tanto para residir, como para uso por temporada. O setor também está investindo em Jacobina, Palmeiras, Lençóis e Morro do Chapéu, entre outros municípios da Chapada.

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, afirma que o estado vem passando por um desenvolvimento imobiliário em diferentes esferas. “É notório que a Chapada Diamantina vem, cada vez mais, importando gente e atraindo renda. O efeito pandemia e a consolidação do trabalho remoto levaram muitas pessoas a irem em busca de maior qualidade de vida junto à natureza e de modo mais sustentável. Isso sem contar com o turismo pujante, que tem levado ao desenvolvimento da hotelaria e de projetos de atração nacional e internacional, como a produção de vinhos e café”, avalia.

A sócia da GPS Empreendimentos SPE, Ívia Maria Passos da Silva, avalia que a expansão do mercado imobiliário na Chapada Diamantina vai além das suas belezas naturais. “Hoje, não é apenas um destino turístico para se conhecer um ponto em específico. Outros atrativos vêm despertando um anseio por uma vivência no lugar. A Chapada vem atraindo pessoas que querem desfrutar o clima ameno, os bons restaurantes, as vinícolas. Muita gente tem buscado a região como segunda casa com o intuito de desfrutar as belezas, a calma, o clima e as iguarias inigualáveis que a Chapada oferece”.

Embora tenha uma atuação em toda a Chapada Diamantina e em outras regiões da Bahia, o consultor em Investimentos Imobiliários Leandro Barreto, da Mude Imobiliária e Arquitetura, destaca o boom em Mucugê pela referência de suas belezas naturais e temperaturas agradáveis. “O município se tornou a nova Suissa baiana, que vem crescendo, com projetos, inclusive, de balonismo, mas preserva a rusticidade de uma cidade tombada, com forte atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, relata, afirmando que, atualmente, mais de 15 novos empreendimentos, entre loteamentos, apartamentos e casas de alto padrão, se instalam na Chapada, sendo que só em Mucugê são oito.

Dentre esses novos empreendimentos, Leandro Barreto destaca o Condomínio Refúgio Água Fresca, situado em Igatu, Andaraí, com vista para o Vale do Pati. O imóvel, onde já tem pessoas morando, se apresenta em lotes de 700 m² a 2000 m², distribuídos em 1,6 milhão de m². “Temos, nesse terreno misto, a plantação de várias culturas frutíferas, inclusive açaí, e uma estrutura de hospedagem de bangalôs para quem quiser visitar o empreendimento de lotes. Cada uma pode construir a sua casa tipo duplex. É um projeto diferenciado, que ainda terá uma piscina de bordas infinitas”, descreve.

Condomínio Refúgio Água Fresca, em Igatu
Condomínio Refúgio Água Fresca, em Igatu |  Foto: Mude Imobiliária e Arquitetura/ Divulgação

Como consequência do crescimento imobiliário na Chapada Diamantina, o consultor imobiliário ressalta que projetos e investimentos em paralelo estão surgindo, a exemplo do estudo para a criação de uma marina na cidade de Itaeté, que é banhada pelo Rio Paraguaçu, e de um restaurante cinco estrelas (ainda sem divulgação do nome), que deverá ser inaugurado até o final deste ano, em Campo de São José, entre Lençóis e Morro do Pai Inácio. “Muitas pessoas estão abrindo um negócio na região, como é o caso de Targino Gondim (cantor e compositor), que inaugura até abril uma cafeteria na região”.

Em Morro do Chapéu, um novo empreendimento que se destaca é o Reserva Píemont 2, em fase de infraestrutura, com previsão de entrega em dois anos, lançado pela Vivierd Park e GPS Empreendimentos. De acordo com Ívia Maria, a sócia da GPS Empreendimentos, a segunda etapa do condomínio se apresenta com o mesmo requinte, lazer e arquitetura inspirada no estilo europeu. Serão disponibilizados quatro layouts de chalés padronizados, “em um cenário fascinante, com belíssimo relevo montanhoso, cercada pela natureza e vista para o vale do agreste”.

O Reserva Píemont, em Morro do Chapéu, está em construção
O Reserva Píemont, em Morro do Chapéu, está em construção |  Foto: Divulgação

Na vanguarda do investimento em empreendimentos residenciais e turísticos na Chapada Diamantina, a Agile Incorporação está lançando o Diamantino Residence, com entrega prevista até julho próximo. O condomínio chega reforçando o time dos novos imóveis residenciais da Chapada. Trata-se de um empreendimento de altíssimo padrão, com 5.100 m² de terreno, que receberão 36 unidades de dois e três quartos; lagos artificiais; áreas de convivência gourmet; e vista para as montanhas, onde pequenas quedas d’água se formam com as chuvas, como descreve o diretor de Marketing da Agile, Luis Calheiros. Ele informa, ainda, que a incorporadora tem previsão de lançamento de mais três novos imóveis na região.

Diamantino Residence, em Mucugê,  deve ser entregue até julho
Diamantino Residence, em Mucugê, deve ser entregue até julho |  Foto: Agile Incorporação/Divulgação

“O cenário belíssimo era, para nós, relativamente óbvio. Uma energia inexplicável, apenas experienciável: vá e confirme. Com um clima que propicia experiências que o calor que marca o restante da Bahia talvez não permita e belezas naturais incontáveis, não era muito difícil prever que a experiência imobiliária teria sucesso”, conta Luis Calheiro, ressaltando a atenção com a preservação das características da Chapada, que deve ser “parte do direcionamento do crescimento para que a região continue preservada fantasticamente como é”.

O diretor da Agile lembra que o condomínio Villa Andorinha, em Mucugê, foi o laboratório da incorporadora. “Foram entregues 14 unidades de 70 m² a 170 m², predominantemente em pedra, madeira e vidro, paisagismo e aconchego. O empreendimento foi projetado pela GAM Arquitetos, com um aproveitamento de espaço fantástico e uma sinergia enorme com os materiais e contornos da Chapada Diamantina. É um sucesso arquitetônico e também econômico, tanto os proprietários moradores quanto investidores ficaram muito satisfeitos”.

Villa Andorinha, em Mucugê
Villa Andorinha, em Mucugê |  Foto: Agile Incorporação/Divulgação

Crescimento orgânico

A Vinícola Vaz, como já havia previsto no seu planejamento de crescimento orgânico, também investe no setor imobiliário na Chapada Diamantina. Jairo Vaz, proprietário da empresa de vinhos decidiu pela implantação de um restaurante/bistrô ainda este ano e, para o 2025, o lançamento de um hotel de charme com 24 apartamentos, bem como o Condomínio Vitivinícola, em Morro do Chapéu.

“A região, com suas belezas naturais, sempre exerceu um fascínio aos seus visitantes e, à medida que os projetos vitivinícolas vêm sendo implantados, se observa um fluxo de pessoas tão apaixonadas pelo universo dos vinhos quanto pela natureza. São, na sua maioria, profissionais liberais na faixa de 40 anos a 60 anos, com um nível financeiro já estabilizado e que buscam uma alternativa à vida nas grandes cidades, seja como moradia para feriados e finais de semana ou como residência após a aposentadoria”, observa o empresário.

CONFIRA AS MATÉRIAS DO CADERNO MUNICÍPIOS - ESPECIAL CHAPADA:

>>>Aliar expansão econômica e preservação ambiental é o principal desafio

>>>Ecoturismo é uma vocação natural de cidades chapadeiras

>>>1º Festival Capão in Blues enriquece o movimento cultural da Chapada

>>>Novos empreendimentos chegam à região

>>>Atrativo do turismo gastronômico, café da Chapada ganha o mundo

>>>Rio de Contas produz 1º azeite extravirgem do Nordeste

>>>Vinho incentiva turismo e impulsiona economia na Chapada Diamantina

>>>Região é berço de produtos especiais

>>>Chapada Diamantina tem novos roteiros turísticos

>>>Bahia avança na captação para investir na saúde (Panorama)

Veja o Caderno Municípios desta quinta:

icon download
23193,34 - PDF
23193,34 PDF

Publicações relacionadas