ARTIGO
Crescimento da energia limpa
Confira o artigo de Eduardo Athayde
Por *Eduardo Athayde
Quantificar o papel crescente da energia limpa na economia é essencial para compreender plenamente os desafios e a dinâmica por trás das transições energéticas. A energia limpa avança para o centro do sistema energético global e, à medida que a sua importância aumenta, emerge uma nova economia energética limpa.
O investimento global na produção de energia limpa está em expansão, impulsionado pelas políticas industriais e pela procura do mercado. A eletricidade limpa foi responsável por cerca de 80% das novas adições de capacidade ao sistema elétrico mundial em 2023, e os veículos elétricos por cerca de um em cada cinco carros vendidos globalmente. A energia limpa foi responsável por 10% do crescimento do PIB global em 2023.
A análise da International Energy Agency (IEA), acompanhado pelo WWI, concluiu que, em 2023, a energia limpa acrescentou cerca de 320 bilhões de dólares à economia mundial, o equivalente a mais do que o valor acrescentado pela indústria aeroespacial global em 2023, ou à adição de uma economia do tamanho da República Checa à produção global.
Esta avaliação baseia-se numa análise inédita de atividades no setor da energia limpa: fabricação de tecnologias de energia limpa – investimento abrangendo as cadeias de valor da energia solar fotovoltaica, da energia eólica e de baterias. Implantação de capacidade de energia limpa - investimento na implantação de capacidade de geração de eletricidade limpa, como energia solar fotovoltaica, energia eólica, energia nuclear e armazenamento de baterias, e, em redes elétricas. E vendas de carros elétricos (EVs).
A energia limpa contribuiu com cerca de 6% do crescimento do PIB dos EUA em 2023 (cresceu 2,5%) e foi responsável por cerca de um quinto do crescimento de 5,2% do PIB da China em 2023. Na União Europeia, a energia limpa foi responsável por quase um terço do crescimento do PIB em 2023, a percentagem mais elevada de qualquer região avaliada. As fortes metas e políticas climáticas da UE, como a proposta Net Zero, que apoiam investimentos na produção de energia limpa, mais do que duplicou entre 2022 e 2023.
A Índia foi a grande economia que mais cresceu em 2023 com o PIB aumentando cerca de 7,7%. A energia limpa contribuiu com pouco menos de 5% para o crescimento do PIB indiano em 2023, predominantemente proveniente de novas capacidades de energia solar.
Em 2023, o Brasil, que ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de energia renovável, atrás da Índia e de grandes potências como China e Estados Unidos, bateu recorde histórico de produção de energia renovável, com 93,1% de toda a eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. As energias renováveis eólica e solar foram responsáveis pela geração de 13 mil megawatts médios, um crescimento médio de mais de 23% em relação a 2022.
O Brasil também lidera os investimentos internacionais em energia sustentável. Entre 2015 e 2022, o Brasil recebeu 114,8 bilhões de dólares em investimentos, o que representa 11% do valor total investido para energia sustentável em economias emergentes.
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no total, foram gerados 70,2 mil megawatts médios (MWm) no ano passado, por meio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa. As hidrelétricas respondem por mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil MWm – um crescimento de 1,2% em relação a 2022. Já as usinas de geração eólica e solar somaram 13 mil MWm, o que representa uma alta de 23,8% em relação a 2022.
*Eduardo Athayde é diretor do WWI no Brasil
Confira o Caderno Municípios:
>>>A transição energética na transformação das cidades
>>>Energia limpa impacta economias regionais
>>>O LabSolar
>>>Incentivos fiscais facilitam a instalação de usinas renováveis
>>>Crescimento da energia limpa
>>>Pan American Energy conclui obras de complexo eólico
>>>Estado é um dos líderes NO ramo DE geração distribuída
>>>Morro do Chapéu e Várzea Nova ganham complexo eólico
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes