CODEBA
Salvador sedia evento nacional sobre saúde e segurança portuária
Cerimônia reforça a importância da comunicação e das relações humanas na segurança portuária

Por Jair Mendonça Jr

Na próxima segunda, dia 20, o auditório da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), na Cidade Baixa, será palco da 4º Semana Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho Portuário (Senasstp).
Leia Também:
Com o tema “Segurança nas Operações Portuárias: a Importância das Relações Humanas e da Comunicação”, o evento tem como objetivo porpor um olhar humanizado e multidisciplinar sobre a cultura de segurança, destacando que o fator humano e o diálogo efetivo são fundamentais para a prevenção de acidentes e o fortalecimento da saúde no ambiente laboral portuário.
Programação
A programação inicia com o café e recepção dos convidados, as 8h30. Evento espera reunir representantes de órgãos públicos, sindicatos, empresas operadoras, trabalhadores portuários e especialistas em saúde e segurança.
A partir das 9h, ocorrerá o pronunciamento das lideranças e autoridades, representando as principais instituições ligadas ao sistema portuário brasileiro como Daniela Pinheiro, diretora executiva do Órgão de Gestão de Mão de Obra dos Portos de Salvador e Aratu (Ogmo), anfitriã do evento, e Antonio Gobbo, diretor-presidente da Codeba.
Além deles, Julio Cesar Lucidi, coordenador do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho Portuário (Sesstp), Gilmara Temóteo , diretora executiva da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), e Frederico Toledo Melo, gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da Confederação Nacional do Transporte (CNT) estarão presentes.
Painéis
A parir das 10h, o painel “Fortalecendo a Saúde Mental no Ambiente do Trabalho Portuário” abrirá a rodada de palestras, destacando a importância da escuta, do acolhimento e da prevenção ao adoecimento emocional.
A mesa contará com Jonatas Tourinho Rocha, professor do curso de Psicologia da Universidade Católica do Salvador, e Fernanda Lago, coordenadora de Recursos Humanos do Ogmo de Salvador e Aratu.
Em seguida, às 10h40, acontece o debate “Desafios e Encaminhamentos Frente à Atuação das Mulheres no Trabalho Portuário”, conduzido pela Dra. Flávia Fardim Antunes Bringhenti, coordenadora do Comitê Técnico Permanente Jurídico da Fenop.
O terceiro painel do dia, “Relação Porto-Cidade: Gestão Estratégica e Articulação Regional para o Desenvolvimento Integrado”, com início às 11h20, será ministrado novamente por Antonio Gobbo (Codeba).
Encerramento
O encerramento da cerimônia está previsto para às 12h, com as considerações finais do presidente da Fenop, Sérgio Aquino, que abordará o compromisso institucional da Federação com a construção de um sistema portuário nacional mais seguro, moderno e centrado no ser humano.
A cerimônia marca o início de uma intensa programação técnica e científica da 4º Senasstp/Fenop 2025, que seguirá com palestras, workshops, painéis e apresentações de boas práticas até o final da semana, consolidando Salvador como referência nacional no debate sobre segurança, saúde e sustentabilidade nas operações portuárias.
“Escolhemos Salvador por ser uma cidade calorosa, amorosa e cheia de humanização. Aqui, o trabalho portuário acontece com excelência e com pessoas que entendem que segurança também é cuidado, empatia e comunicação. Essa semana é um convite para refletirmos, trocarmos experiências e sairmos fortalecidos como seres humanos”, pontuou Hemerson Braga, organizador do Senasstp.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes