ALERTA
De amigo a vilão: objeto popular pode contaminar toda a cozinha
O item é muito utilizado pelas donas de casa no dia a dia

Por Franciely Gomes

Item popular na maioria das casas dos brasileiros, o pano de prato pode ser um dos maiores vilões da cozinha. Usado para enxugar pratos, copos, panelas e talheres, o objeto tem o potencial de contaminar todo o cômodo.
Segundo informações divulgadas pelo biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, os panos são os principais acumuladores de germes. O profissional alerta que o melhor método é deixar a louça secar de forma natural, pois não corre risco de contaminação.
Ele também compara o pano a um vaso sanitário. “Ele [o pano de prato] deve ser chamado de pano de mão, porque não devemos enxugar a louça com o pano. Um pano desse tem um milhão de bactérias a mais que o tampo do vaso sanitário do banheiro público”, disse ele em seu canal do Youtube.
“O ideal seria lavar normalmente e deixar secando à temperatura ambiente no escorredor de prato. E o paninho tem que ser um para secar as mãos. Quando ele ficar úmido, ele nunca deve ficar aberto na pia sob a pia para secar”, completou o biomédico.
Leia Também:
Estudos comprovam contaminação
Outro reforçador para a teoria do Dr. Bactéria é um estudo realizado por cientistas da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. Os pesquisadores revelaram que 27,5% dos panos de prato possuem a bactéria Escherichia coli, também chamada de E. coli.
O microorganismo é nocivo para a população, pois é responsável por causar uma série de infecções, como urinária, da bexiga e do sistema digestivo, podendo levar ao diagnóstico de gastroenterite.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



