ALERTA
Item essencial em receitas pode afetar ossos e dentes
O item é constantemente utilizado com fontes de calor

Por Franciely Gomes

Apesar de parecer inofensivo, o papel manteiga pode ser um grande vilão da cozinha. Usado constantemente em receitas, a fim de evitar que os alimentos grudem no fundo das assadeiras, o item pode conter substâncias tóxicas, prejudiciais aos ossos e dentes.
Segundo um estudo divulgado pela revista alemã ÖKO-TEST, 19 tipos de papel manteiga foram analisados na Europa, em busca de resíduos de substâncias tóxicas presentes após o processo de fabricação.
Dentre os materiais analisados, 18 deles passaram ilesos, com resultados dentro do padrão esperado pelos pesquisadores. As amostras apresentaram padrões satisfatórios de PFAS, silicones sensíveis e metais pesados, sem fornecer risco aos usuários.
Leia Também:
Alerta
Entretanto, um dos produtos apresentou níveis alterados de um material tóxico. O papel manteiga da marca K-Classic, da rede Kaufland, possuía uma grande quantidade de álcool fluorotelomérico (6:2-FTOH), que possui potencial de afetar dentes e ossos.
Apesar do alerta, a marca não tem distribuição no Brasil, diminuindo os risco de contaminação no país. Até o momento, não há proibição de nenhuma marca brasileira de papel manteiga.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



