PERIGO
Saiba qual bebida deve ser evitada por quem já sofreu infarto
A bebida é nociva para pessoas que possuem problemas cardíacos

Por Franciely Gomes

Pessoas que possuem problemas cardíacos devem ficar atentas ao consumo excessivo de refrigerantes. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a bebida açucarada é prejudicial ao órgão, pois também possuem cafeína na composição.
O refrigerante também pode ser vilão em pacientes com outras condições de saúde, como diabetes e hipertensão. “Pessoas com doenças cardíacas estabelecidas, diabetes, síndrome metabólica, hipertensão ou colesterol elevado devem evitar totalmente bebidas açucaradas, tipo refrigerante”, explicou o médico Rafael Marchetti, em entrevista ao Metrópoles.
“Nessas situações, até pequenas quantidades podem piorar o desfecho clínico. Para quem já teve infarto ou tem insuficiência cardíaca, a restrição precisa ser ainda mais rigorosa, pois cada episódio de ingestão aumenta a sobrecarga do sistema cardiovascular”, completou o cardiologista.
Leia Também:
Opções saudáveis
Apesar de muitas pessoas optarem pelo refrigerante zero, existem outras substituições mais saudáveis para pacientes cardiopatas. Dentre as opções estão os chás gelados, sem adição de açúcar, tantos os naturais quanto industrializados, que devem ter os rótulos checados minuciosamente.
Outra opção é a água com gás com sumo de frutas, como limão, laranja e morango, pois mantém a sensação que o refrigerante trás com o gás e adicionam sabor natural com as frutas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



