AFIRMA COELBA
Bahia é atingida por mais de 56 mil raios no final de semana
Previsão é de que as tempestades continuem até a próxima quarta-feira, 15
Por Redação
A Bahia foi atingida por mais de 56 mil raios no último final de semana, segundo dados da Climatempo. A previsão é de que as tempestades continuem até a próxima quarta-feira, 15.
Além dos danos causados diretamente na rede elétrica, com a queda de árvores e objetos sobre os cabos de energia, os temporais provocam dificuldades no atendimento a ocorrências.
As equipes no Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba também foram reforçadas e monitoraram o sistema elétrico em tempo real. Além da operação, a distribuidora também adotou cuidados adicionais relacionados à segurança com a rede elétrica e nenhum acidente foi registrado.
Abaixo, confira orientações para garantir a segurança nessas situações climáticas:
- Se durante um temporal ocorrer o rompimento de um cabo, devido à queda de galhos de árvores ou raios, não toque nem chegue perto do local. Oriente as pessoas ao redor para não se aproximar e ligue para Neoenergia Coelba no número 116;
- Se a fiação cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo. Oriente as pessoas ao redor para manter a calma, ligue para a Neoenergia Coelba no número 116 e ligue para os Bombeiros no número 193;
- Procure abrigo em lugar seguro. Fique longe de janelas e portas metálicas, especialmente, durante a incidência de raios. Não se abrigue embaixo de árvores e não fique em campos abertos;
- Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
- Não faça serviços em locais externos e em telhados, como a instalação ou manutenção de antenas;
- Em caso de inundações, desligue o disjuntor geral da residência.
Fim de semana
Em 12 dias, Salvador já acumula mais do que o previsto de chuva para todo o mês de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que grande parte do território baiano está em alerta laranja, por causa das chuvas intensas. Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há expectativa de ventos intensos (60-100 km/h).
Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nas últimas 48 horas foram registrados acumulados de chuva maiores que 120 mm, superando a normal climatológica esperada para o mês de janeiro, que é de 79,9 mm.
>> Estudantes enfrentam fortes chuvas para realizar vestibular da UNEB
No sábado, o Portal A TARDE recebeu vídeos de diversas cidades onde a água tomou as ruas, deixou carros submersos, derrubou estruturas e causou transtornos para a população. Na cidade de Amélia Rodrigues, a cerca de 90 km de Salvador, uma das ruas está completamente alagada e um carro só não ficou debaixo d'água porque estava estacionado em cima da calçada.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes