Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 às 1:18 h | Autor:

Conselho de Saúde atende à cidadania

Confira a coluna desta terça

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Terça de Carnaval é dia de serviço de fiscalização
Terça de Carnaval é dia de serviço de fiscalização -

Terça de Carnaval é dia de serviço de fiscalização, cuidado e garantia de direitos por parte de integrantes do Conselho Estadual de Saúde com o objetivo de zelar pelo bom atendimento a foliãs e foliões. A ação denominada Carnaval com Controle Social tem como meta contribuir para o monitoramento da execução de políticas públicas, levando em conta os valores da transparência e da qualidade dos serviços oferecidos à cidadania.

O compromisso inclui a verificação do trabalho desenvolvido no Sistema Único de Saúde, resultando na continuidade do apoio diuturno aos meios à disposição das pessoas de todas as origens e classes sociais. Além de propor iniciativas para melhoria do atendimento, a equipe do Conselho Estadual de Saúde vai aproveitar para coletar dados confiáveis visando avaliar pontos fortes e possíveis lacunas para correção no Pós-folia.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

– O Conselho cumpre sua função constitucional de representar a sociedade, acompanhando de perto o funcionamento do SUS e defendendo um atendimento digno, humanizado e acessível para todos – afirma o presidente do conselho, Marcos Gêmeos, ele mesmo um dos servidores envolvidos no trabalho presencial.

Leia Também:

Segundo Gêmeos, durante as visitas, o Conselho observa a organização da rede assistencial, identifica possíveis sobrecargas, dialoga com equipes e usuários e verifica eventuais dificuldades. Entre os estabelecimentos visitados, estão a Maternidade Albert Sabin, o Centro de Parto Normal Albert Sabin, a Unidade de Emergência de Cajazeiras VIII e os postos da prefeitura e da Secretaria de Educação. Nestes postos, a equipe segue a metodologia de sala de espera, apresentando informações sobre o papel do Conselho, colhendo sugestões de melhoria para a prestação de serviço público.

“Se uma escola homenageia o Lula, se outra homenageia a Rita Lee, outra o Ney Matogrosso, essa é uma escolha de cada escola. Nós somos um órgão de promoção do Brasil e não de censura”

Marcelo Freixo, pres. da Embratur, que destinou R$ 12 mi às 12 escolas de samba do grupo especial (Rio)

Padre museólogo

A comunidade de São José do Itaporã, no município de Muritiba, terá um motivo a mais para festejar São José, no dia 19 de março, quando será apresentado o novo padre, Adeilson Pugas Milhazes. A data, tradicionalmente reservada para pedidos de chuva a fim de fazer o milho crescer, vai marcar a continuidade do trabalho do sacerdote na região, depois de uma bem sucedida gestão religiosa e patrimonial de três anos em Santiago do Iguape. Museólogo de segunda formação, depois da teologia, Adeilson tem o olhar aguçado para a proteção do patrimônio. O religioso será apresentado à população do distrito durante a missa marcada para as 19h do dia 19.

POUCAS & BOAS

Em Amargosa, a terça-feira de Carnaval terá baile infantil animado por Stellinha, a partir das 10h, e Encontro de Paredões, na Praça da Feira, a partir das 14h. Neste ano o tema da festa é ‘Nas batucadas da Cidade Jardim’, reunindo moradores e visitantes. Hoje, a partir das 16h terá desfile da Rural Elétrica, animada pela Flor Serena e às 19h tem Marimbada. Às 21h a animação será com Teu Óliver e, encerrando a programação, às 23h tem Viny Magalhães.

O XXII Retiro de Carnaval da Diocese de Barreiras será encerrado hoje, com uma missa especial, presidida pelo bispo Dom Moacir Silva Arantes. Organizado pela equipe da Renovação Carismática Católica (RCC), o encontro foi aberto no sábado (14) e reúne, na Casa de Retiro São Bento, em Barreiras, principalmente jovens e adolescentes das paróquias de toda a região Oeste. A programação contou com palestras, brincadeiras e shows musicais católicos.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 258 vagas para o programa Inova Talentos, iniciativa que conecta pesquisadores a projetos estratégicos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em empresas e indústrias nacionais e multinacionais. As bolsas têm duração de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, e podem chegar a R$ 12 mil. Podem participar pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como Engenharias, Farmácia, Química, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Administração, Cosmetologia, Agronomia e Estatística, entre outras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco