Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/08/2024 às 18:30 • Atualizada em 11/08/2024 às 19:19 - há XX semanas | Autor: Edvaldo Sales

HQS

Quadrinhos são “baixa literatura”? Membro da ALB comenta polêmica

Escritor pontua que tem pessoas que deixam de consumir coisas boas porque acham que não é para elas

X-Men, a equipe mutante da Marvel
X-Men, a equipe mutante da Marvel -

Existe alta e baixa literatura? Essa é uma pergunta que vira e mexe surge em rodas de conversa e discussão sobre livros. Normalmente, as pessoas classificam como “alta literatura” aquelas obras clássicas e difíceis de ler — e que são comumente apresentadas aos adolescentes no ensino médio. Já a “baixa literatura” seriam aquelas mais populares, comerciais e que encabeçam as listas dos livros mais vendidos. No centro desse debate, outra polêmica ganhou destaque: as histórias em quadrinhos são literatura?

Leia mais:

>> Flipelô homenageia autor baiano reconhecido internacionalmente
>> Fãs de Powers Rangers discutem a volta da equipe nos gibis na Flipelô
>> Série de ‘Torto Arado’ vai rolar? Autor do livro comenta

Existem divergências sobre isso. Em 2023, por exemplo, o jornalista James Akel, que disputou a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras (ABL) com o cartunista Maurício de Sousa, afirmou que os quadrinhos estão no campo do entretenimento, e não da educação ou literatura. “No dia em que acabarem os livros, acabou a literatura”, disse Akel.

Nesse cenário, há também quem coloque os gibis na prateleira da “baixa literatura”, mas tem quem discorde disso, como é o caso do escritor e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), Marcus Vinícius Rodrigues, que conversou com o Portal A TARDE sobre o tema. Segundo ele, “a gente pode pensar em boa literatura no sentido de que funcionou e de que não funcionou”.

“Às vezes tem um romance visto como alta literatura, mas ele não funciona, ou ele não é escrito bem o suficiente para ser bem visto. E aí você vê uma história da cultura pop, como quadrinhos da Marvel, para dar um exemplo do que eu gosto, e que tem uma qualidade narrativa muito grande”, disse.

Intercambiamento

Marcus Vinícius destacou o intercâmbio que existe entre as duas coisas. “Nos quadrinhos, muitas das vezes, você tem uma adaptação de Shakespeare em uma narrativa de super-herói”, pontuou.

Na ocasião, ele relembrou uma polêmica que envolve o cantor Zé Ramalho e um quadrinho do Incrível Hulk. Em 1982, o artista lançou o LP ‘Força Verde’, no qual a letra da faixa-título é um plágio da tradução brasileira para um poema do dramaturgo e poeta irlandês W. B. Yeats. A versão brasileira foi publicada em 1972, no gibi ‘O Incrível Hulk # 1’, pela editora GEA.

Capa do gibi ‘O Incrível Hulk # 1’
Capa do gibi ‘O Incrível Hulk # 1’ | Foto: Divulgação | Marvel Comics

Leia também:

>> Quem é e quais os poderes do Hulk Vermelho?

Na HQ, o roteirista Roy Thomas usou o poema como narração nas primeiras páginas da história, mas sem citar o poeta. Já Zé Ramalho, que é fã de quadrinhos, usou a tradução também sem dar créditos ao W. B. Yeats ou à Marvel.

“Tem uma coisa que eu dou muito como exemplo que é um caso de plágio do Zé Ramalho. Ele tem uma música chamada ‘Força Verde’, linda, que, na verdade, é um plágio de um texto de uma história do Incrível Hulk. E aí, a Marvel não processou o Zé Ramalho, porque, na verdade, aquele texto da revista do Incrível Hulk é do poeta inglês William Butler Yeats e a revista não colocou crédito”, detalhou o membro da ALB.

Marcus Vinícius continuou: “Existe esse intercâmbio entre a alta literatura inglesa, quadrinhos e a música popular. Está tudo interligado. Nas literaturas — e eu estou tratando de quadrinhos como literatura, embora ela seja outra coisa, nem melhor nem pior, mas outra coisa, porque tem o visual também —, está tudo intercambiado”.

Às vezes você tem algo de muita qualidade na cultura pop, que é visto como baixa literatura, e você tem coisas que são incensadas na literatura, e se você for parar para pensar, não é de tão boa qualidade assim.

Marcus Vinícius Rodrigues - escritor
Marcus Vinícius Rodrigues é escritor e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB)
Marcus Vinícius Rodrigues é escritor e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB) | Foto: Edvaldo Sales | Ag. A TARDE

Além disso, o autor enfatizou que “tem alguns escritores contemporâneos, por exemplo, que são classificados como geniais, incríveis, e talvez não seja tudo isso”.

“É muito complicado fazer essa distinção. E tem pessoas que deixam de consumir coisas boas porque acham que não é para elas. Isso dos dois lados. Tem gente que só quer consumir os grandes livros e filmes e perde grandes histórias na cultura pop. E tem jovens que só consomem cultura pop e não sabem que estão consumindo Homero, Shakespeare e Sófocles retrabalhados naquelas histórias”, completou.

Assuntos relacionados

academia de letras da Bahia ALB alta literatura baixa literatura gibis HQs Incrível Hulk literatura Marcus Vinicius Rodrigues Marvel Comics quadrinhos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

academia de letras da Bahia ALB alta literatura baixa literatura gibis HQs Incrível Hulk literatura Marcus Vinicius Rodrigues Marvel Comics quadrinhos

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

academia de letras da Bahia ALB alta literatura baixa literatura gibis HQs Incrível Hulk literatura Marcus Vinicius Rodrigues Marvel Comics quadrinhos

Publicações Relacionadas

A tarde play
X-Men, a equipe mutante da Marvel
Play

Julho das Pretas: 5 baianas para conhecer na arte

X-Men, a equipe mutante da Marvel
Play

Vídeo: Velório de Mestre Bala vira "carnaval" e viraliza nas redes

X-Men, a equipe mutante da Marvel
Play

Marcelo Sangalo revela talento de cantor e divide opiniões; assista

X-Men, a equipe mutante da Marvel
Play

10 anos de 'Bilu Bilu': conheça história não contada do hit de Pablo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA