Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Bahia amplia estrutura de colégios de tempo integral em Salvador

Unidades de Santa Cruz e Itapuã passaram por reformas e receberam novos ambientes de aprendizagem

Vitória Sacramento
Por Vitória Sacramento
Governo reinaugura colégios estaduais de tempo integral nos bairros de Santa Cruz e Itapuã
Governo reinaugura colégios estaduais de tempo integral nos bairros de Santa Cruz e Itapuã - Foto: Thuane Maria/GOVBA

Os estudantes dos bairros de Santa Cruz e Itapuã, em Salvador, passaram a contar com espaços renovados para atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de convivência. Os Colégios Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Clarice Pereira dos Santos e Lomanto Júnior foram reinaugurados nesta terça-feira, 15, após obras de modernização.

No CETI Clarice Pereira dos Santos, em Santa Cruz, que atende mais de 300 estudantes, a estrutura passou a contar com teatro, restaurante estudantil, biblioteca, guarita e vestiário. A quadra poliesportiva também foi reformada e ganhou cobertura.

Tudo sobre Educação em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

EDUCAÇÃO

Escolas de Alagoinhas recebem oficinas inspiradas em Pierre Verger
Escolas de Alagoinhas recebem oficinas inspiradas em Pierre Verger imagem

EDUCAÇÃO

Cursos técnicos do IFBA: inscrições para 5,2 mil vagas encerram terça
Cursos técnicos do IFBA: inscrições para 5,2 mil vagas encerram terça imagem

EDUCAÇÃO

Nove estudantes de Ourolândia avançam em olimpíada de matemática
Nove estudantes de Ourolândia avançam em olimpíada de matemática imagem

As 11 salas de aula, a sala multifuncional, os laboratórios de Ciências e Informática e o espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram requalificados. A unidade recebeu ainda adequações de acessibilidade, climatização e melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas.

A estudante Iverly Vitória, 17 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, conta o que mudou. “Estudei aqui até a 8ª série. Retornei, este ano, para concluir o Ensino Médio. Hoje, a escola está bem melhor. Um dos espaços que mais gosto é o Laboratório de Ciências.”

Com 32 anos de atuação no CETI Clarice Pereira dos Santos, a auxiliar de Disciplina, Evanildes Santos Sales, acompanhou de perto as transformações da unidade. “Estava precisando de melhorias, principalmente na quadra e nas salas. Para nós, foi a realização de um sonho”, celebra.

Já no CETI Lomanto Júnior, em Itapuã, frequentado por cerca de 500 estudantes, foram implantados novos espaços como teatro, vestiário e restaurante estudantil. As 23 salas de aula passaram por reforma, assim como o auditório, áreas administrativas, salas de música e de língua, laboratório de Química e grêmio estudantil.

CETIs Clarice Pereira e Lomanto Júnior são entregues em Salvador
CETIs Clarice Pereira e Lomanto Júnior são entregues em Salvador - Foto: Thuane Maria/GOVBA

A estrutura da unidade também recebeu melhorias na guarita e no estacionamento, além da implantação de uma subestação elétrica abrigada a seco.

Estudante da 1ª série do Ensino Médio da unidade, Samara Sofia Lima Muniz, 15 anos, estudou na rede privada até o ano passado e percebe as diferenças na estrutura do colégio estadual. Vinda de uma escola particular, ela destaca as possibilidades oferecidas pela nova estrutura. “O Lomanto está em um nível completamente superior. A estrutura daqui dá mais disponibilidade para os alunos se sentirem confortáveis e também mais imersos nas atividades.”

A relação de Rosângela Sousa Cruz com o Colégio Estadual Lomanto Júnior atravessa diferentes momentos da história da unidade. Ex-aluna da escola, ela trabalha no local há 28 anos e, atualmente, acompanha também a trajetória do filho, Éverton Cruz da Conceição, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.

Para Rosângela, ver o filho estudar na mesma escola onde construiu parte de sua história é a realização de um desejo antigo. “Eu tinha o sonho de que meu filho estudasse aqui e, hoje, ele está no 3° ano do Ensino Médio. Fico muito feliz em vê-lo estudando em uma escola que está muito melhor.”

Com as intervenções, os dois colégios ampliam a oferta de ambientes destinados a diferentes experiências dentro da jornada escolar. Além das salas de aula, os estudantes passam a ter espaços voltados à ciência, cultura, esporte, alimentação e atividades de convivência.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia Educação SEC

Relacionadas

Mais lidas