BRIGA ENTRE OS PODERES
Ataque ao Judiciário? STF reage a PEC que limita poderes de ministros
Proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 9, na CCJ da Câmara dos Deputados
Por Da Redação
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem barrar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas dos magistrados por considerarem inconstitucional. A medida foi aprovada pelos deputados federais nesta quarta-feira, 9, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Na avaliação de integrantes da Corte, segundo informações do jornal O Globo, caso aprovadas, os ministros ensaiam questionar a proposição. No entendimento de alguns dos integrantes, as PECs têm o que eles chamam de "vício de origem"– e que, por não terem sido propostas pelo Supremo, não podem atingir questões internas do Judiciário.
Leia mais
>> Pacheco acredita que PEC que limita STF será aprovada na Câmara
>> Após aprovação da PEC, ministros do STF discursam contra Senado
>>Senado aprova PEC que limita decisões individuais em tribunais
Para os ministros, a proposição fere o princípio da separação de Poderes e já chegou a ser alvo de um mandado de segurança, relatado por Nunes Marques, que pediu mais informações ao Congresso sobre o assunto.
Nesta quarta, a matéria avançou no colegiado da casa legislativa após 39 votos favoráveis e 18 contrários à iniciativa. Pela tarde, o grupo deu aval ao texto que dá poder ao Congresso contra o STF.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes