POLÍTICA
Bolsonaro exalta Trump após elogios e tarifa de 50% ao Brasil
Ex-presidente exalta mandatário americano após carta e tarifa de 50% ao Brasil
Por Da Redação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu nessa sexta, 11, aos elogios feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o norte-americano divulgar uma carta criticando o que chamou de "perseguição política" contra Bolsonaro e sobretaxar o Brasil em 50% para as exportações.
Leia Também:
Em sua manifestação, Bolsonaro disse que Trump seria o presidente da "maior democracia do mundo" e que o mandatário estadunidense, que cumpre seu segundo mandato à frente da Casa Branca, seria "o mais proeminente representante dos valores que sustentam a civilização ocidental — valores que muitos hoje estão determinados a desmantelar”.
Após a repercussão da medida econômica, Trump afirmou que irá conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em algum momento e voltou a dizer que Bolsonaro seria "um bom negociador que ama o povo brasileiro".
“Ele é um bom homem. Eu o conheço bem. Eu negociei com ele. Ele era um negociador muito difícil e, posso dizer que ele era um homem muito honesto. E ele amava o povo do Brasil. Ele era um cara muito difícil de negociar. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro em negociação, mas ele também foi muito honesto e eu conheço os honestos e conheço os corruptos”, disse Trump.
Lula, por sua vez, reagiu fortemente às críticas de Trump e afirmou que irá acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o "inaceitável" tarifaço. A medida causou grande controvérsia no meio político com manifestações como a do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, que afirmou se tratar de um "atentado contra a economia brasileira".
Taxação
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na noite da última quarta-feira, 9, uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.
A medida, que terá fortes impactos na economia brasileira e também na economia baiana, surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.
A nova taxação foi anunciada por meio de uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cobrança entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes