Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DOR DE CABEÇA

Criação de Ministério da Segurança pode esbarrar em crise no Congresso

Nova pasta precisará do aval do Parlamento para sair do papel

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

07/01/2026 - 17:42 h
Lula pode ter dificuldades para criar Ministério da Segurança Pública.
Lula pode ter dificuldades para criar Ministério da Segurança Pública. -

A intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de criar o Ministério da Segurança Pública não será tarefa simples. Para tirar a ideia do papel, Lula terá de submeter uma medida provisória ao Parlamento. O problema é que a relação do mandatário com o Congresso não é das melhores atualmente.

O responsável pelo processo seria o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que está insatisfeito com o governo após a escolha de Jorge Messias para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Alcolumbre terá que criar a comissão mista que debateria a medida provisória. Na sequência, o texto teria de ser votado na Câmara, onde o governo conta com uma base reduzida. Depois, a criação do novo ministério precisaria ser aprovada no Senado.

A criação do Ministério da Segurança Pública é apontada como um dos motivos que levariam o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a deixar o governo, já que sua pasta ficaria enfraquecida, com menos atribuições.

Saída de Lewandowski

Caso Ricardo Lewandowski confirme a saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública, alguns nomes já circulam como possíveis sucessores do cargo.

Entre os cotados estão:

  • diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues;
  • ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG);
  • Vinícius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU).

Como já informou o Portal A TARDE, outro nome mencionado é o do secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida Neto, que poderia assumir o comando da pasta de forma interina.

A expectativa é que Lewandowski deixe o cargo na próxima sexta-feira, 9. Segundo informações do site Metrópoles, o ministro já teria ligado para secretários e integrantes da pasta para comunicar a intenção de deixar o posto ainda nesta semana.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

congresso nacional Lula medida provisória Ministério da Segurança Pública Política brasileira Ricardo Lewandowski

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula pode ter dificuldades para criar Ministério da Segurança Pública.
Play

8 de janeiro: Jerônimo Rodrigues surge ao lado de Lula no Planalto

Lula pode ter dificuldades para criar Ministério da Segurança Pública.
Play

Hilton Coelho queima bandeira dos EUA em protesto; assista

Lula pode ter dificuldades para criar Ministério da Segurança Pública.
Play

Em vídeo, Milei reage a ataque dos EUA à Venezuela com críticas a Lula

Lula pode ter dificuldades para criar Ministério da Segurança Pública.
Play

Vereadores se envolvem em briga durante festa no mar

x