SEPONTE
Ponte Salvador-Itaparica: Jerônimo anuncia Mateus Dias como novo secretário
Ao todo, nova pasta conta com investimento de R$ 1 milhões do governo da Bahia

Por Yuri Abreu e Gabriela Araújo

A Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) será comandada por Mateus Dias. A nomeação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 3, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Inteligência (COI).
A novidade foi divulgada quase duas semanas após a criação da pasta, oficializada pelo petista no dia 23 de outubro.
Nesta mesma data, o chefe do Executivo se preparava para anunciar o novo secretário, mas, devido às fortes chuvas que caíram em Salvador, naquela semana, fizeram com que o evento tivesse que ser adiado.
“A gente não limita esse projeto à ponte. Estamos falando de um sistema viário, um novo vetor de acesso, de desenvolvimento, de turismo. A ponte será um dos maiores projetos dos últimos 40, 50 anos realizados na América Latina, mas não será só a ponte. Então, essa pasta vai integrar as ações até a entrega da ponte, quando o consórcio passa a gerir”, disse o governador.

Em discurso, o novo secretário comentou quais são as suas prioridades à frente da nova pasta.
"Vamos dar continuidade ao que a gente já vem mantendo. Hoje, a nossa prioridade está em fazer a utilização do Estaleiro São Roque, que é o canteiro de propriedade da Petrobras e que nos vamos começar [a chegar] materiais que vem da China para a montagem da plataforma provisória", iniciou Dias.
O novo secretário também citou as desapropriações de imóveis e terrenos que serão feitas tanto na capital como em Itaparica, que fazem parte da execução das obras.
Com relação as desocupações na Ilha, na verdade, a gente tem um cuidado muito grande com essa questão de remoção e descolamento imobiliário lá na Ilha, sobretudo, com parte das comunidades. [...]. Todo o trajeto [da ponte], busca evitar a passagem por comunidades, evitar zonas de proteção ambiental. O projeto foi todo estudado para que essas interferências sejam mínimas
Já a chefia de gabinete fica sob responsabilidade de Pedro César Gaspar Dórea, que é graduado em Administração Pública, pela Universidade Federal da Bahia (1987), e em Direito, pela Universidade Católica de Salvador (1994).
Quem é Mateus Dias?
Antes de ser nomeado como novo titular da Seponte, Mateus da Cunha Dias acumula uma ampla atuação no governo da Bahia.
Na gestão Jerônimo, ele atua como superintendente de Planejamento em Logística de Transportes e Intermodalismo na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), sob comando do titular Sérgio Brito, deputado federal licenciado.
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Nesta função, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento das estratégias de planejamento logístico e intermodal no estado.
Mateus Dias é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2002), tem especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação Visconde de Cairu.
Saiba como será estruturada a nova secretaria
- 02 (dois) cargos de Superintendente, símbolo DAS-2A;
- 05 (cinco) cargos de Diretor, símbolo DAS-2B;
- 03 (três) cargos de Assessor Especial, símbolo DAS-2C;
- 09 (nove) cargos de Coordenador I, símbolo DAS-2C;
- 01 (um) cargo de Coordenador de Controle Interno I, símbolo DAS-2C;
- 02 (dois) cargos de Assessor Técnico, símbolo DAS-3;
- 05 (cinco) cargos de Assessor Administrativo, símbolo DAI-4.
- 01 (um) cargo de Chefe de Gabinete, símbolo DAS-2A;
- 03 (três) cargos de Assessor Técnico, símbolo DAS-3;
- 01 (um) cargo de Assistente II, símbolo DAS-3, conforme correlação de cargos prevista no Anexo III da Lei nº 8.346, de 26 de agosto de 2002;
- 01 (um) cargo de Secretário de Gabinete, símbolo DAS-3.
Investimento
A nova estrutura produzirá um acréscimo na despesa de pessoal milionária para os próximos dois anos. A partir de outubro de 2025, o valor estimado é de R$1,4 milhões. Confira a estimativa para os próximos anos:
- para o exercício de 2026, R$5,1 milhões;
- para 2027, o importe é de R$5,2 milhões, totalizando mais de R$11 milhões.
Ponte Salvador-Itaparica
A Ponte Salvador–Itaparica começará a ser construída no início de junho de 2026. Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a estrutura será a maior da América Latina sob lâmina d’água e vai se conectar na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat) e, no município de Vera Cruz, à região da Gameleira.
O projeto também conta com uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001. O prazo final de entrega é junho de 2031.
A iniciativa conta com investimento de R$ 10,6 bilhões, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) e é construída pelo consórcio chinês formado pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC), duas das maiores empresas do setor de infraestrutura.
Confira trechos que vão integrar a Ponte
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador
Construção das estruturas que compõem os acessos em Salvador, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos e um conjunto de viadutos, além de dois túneis praticamente paralelos aos existentes na Via Expressa.
Trecho 2 – Ponte Salvador – Ilha de Itaparica
Após conclusão do sistema viário de Salvador, começam as obras da ponte Salvador-Itaparica, com 12.4 km de extensão. Nesse trecho do empreendimento, a construção foi dividida em três etapas: trecho de aproximação na Ilha de Itaparica, com 4.6 km, trecho de aproximação em Salvador, com 6.9 km de extensão, e trecho estaiado, com 0.9 km de comprimento e 85 m acima do nível do mar.
Trecho 3 – Acessos viários em Itaparica
O Sistema Viário de Itaparica possui aproximadamente 30 km de extensão, compreendidos entre a chegada da Ponte Salvador–Itaparica até a Ponte do Funil, através de uma nova rodovia projetada, que compreende a construção de viadutos incorporados em três interseções.
Trecho 4
Recuperação e duplicação de trecho da BA-001, nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.
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