Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

DETERMINAÇÃO

STF manda deputado baiano depor na PF por falsa comunicação de crime

Decisão decorre do arquivamento de notícia-crime apresentada por Leandro de Jesus (PL-BA)

Rodrigo Tardio
Por
Deputado sustentava tese de omissão imprópria nos atos do 8 de janeiro
Deputado sustentava tese de omissão imprópria nos atos do 8 de janeiro - Foto: Vaner Casaes | Alba
Eleições 2026

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o deputado estadual Leandro de Jesus (PL-BA) preste depoimento à Polícia Federal (PF) no prazo de 15 dias.

A decisão decorre do arquivamento de uma notícia-crime apresentada pelo próprio parlamentar, rejeitada por falta de elementos e indícios mínimos de ilícito penal.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Respalbo probatório

​O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, avaliou que a apresentação da acusação sem respaldo probatório pode configurar, em tese, o delito de comunicação falsa de crime ou contravenção.

Após o cumprimento da oitiva na PF, os autos do processo vão ser remetidos à Procuradoria-Geral da República (PGR) para deliberação.

Ação

​A ação movida por Leandro de Jesus mirava o ministro Flávio Dino e o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias.

Leia Também:

RETORNO

Reintegrado por Dino, Andrei volta ao comando da PF imediatamente
Reintegrado por Dino, Andrei volta ao comando da PF imediatamente imagem

INCONGRUÊNCIA

​Dal Barreto divide palanque com prefeitos da base de Jerônimo na Bahia
​Dal Barreto divide palanque com prefeitos da base de Jerônimo na Bahia imagem

VITÓRIA DA CONQUISTA

Sheila Lemos corta SUS e joga pacientes em fila de três anos
Sheila Lemos corta SUS e joga pacientes em fila de três anos imagem

O deputado sustentava a tese de omissão imprópria nos atos do 8 de janeiro de 2023, alegando que Dino omitiu-se mesmo ciente dos riscos e que Gonçalves Dias agiu de maneira permissiva frente aos invasores no Palácio do Planalto.

Parlamentares rebatem

O deputado Leandro de Jesus, ao saber do pedido de Alexandre de Moraes, disse que não é surpresa a decisão, já que de acordo com ele, se trata de "uma perseguição política, pois acredita que tenha a ver com Flávio Dino".

O vereador Cezar Leite também comentou o pedido de intimação de Moraes e disse que o ministro do supremo "usa do poder para coagir e ameaçar as pessoas".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

comunicação falsa de crime Flávio Dino Leandro de Jesus Perseguição política polícia federal supremo tribunal federal

Relacionadas

Mais lidas