SAÚDE
Queijos naturalmente sem lactose: saiba os ideais para intolerantes
Especialista explica como maturação e fermentação tornam alguns queijos livres de lactose

Por Isabela Cardoso

Para pessoas com intolerância à lactose, consumir queijo pode parecer arriscado, mas alguns tipos são naturalmente isentos do açúcar do leite, mesmo sem o selo “zero lactose” no rótulo.
A nutricionista Matheus Maestralle explicou ao Metropoles que o segredo está na fermentação e maturação prolongada. “Durante a produção, boa parte do soro do leite, onde está a lactose, é descartada. As bactérias consomem o restante para produzir ácido lático. Quanto mais tempo de maturação, maior a tolerabilidade por quem é intolerante”, explica.
Principais queijos naturalmente com pouca ou nenhuma lactose
De acordo com Maestralle, os queijos que passam por fermentação longa apresentam níveis praticamente nulos de lactose e podem ser consumidos com mais segurança:
- Parmesão
- Grana Padano
- Pecorino
- Gouda maturado
- Emmental
- Guyède
- Camembert
- Queijo prato
- Queijo suíço
- Brie
- Cheddar tradicional
Em contraste, queijos frescos como ricota, cottage e mussarela fresca mantêm níveis mais altos de lactose justamente por não passarem por maturação prolongada.
É realmente seguro para intolerantes?
Mesmo com baixo teor de lactose, nem todos os organismos reagem da mesma forma. Para intolerantes leves ou moderados, esses queijos dificilmente causam sintomas, segundo o especialista.
Leia Também:
“Em casos de hipersensibilidade, é recomendável começar com pequenas quantidades e sempre buscar orientação profissional”, aconselha Maestralle.
O nutricionista também alerta que escolher queijos sem lactose não significa optar por uma versão mais saudável. O valor nutricional em proteína, cálcio e gordura é praticamente o mesmo, sendo a principal diferença a tolerabilidade digestiva.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



