TENDÊNCIA
Astroturismo, IA e imersão: as 5 tendências que estão transformando o turismo
O Portal A TARDE te mostra os destinos mais procurados
Por Azure Araujo

Todo ano empresas do setor de turismo reúnem dados de pesquisa de comportamento do usuário e reservas futuras para identificar as tendências de quem busca explorar o mundo.
Em constante transformação principalmente devido aos avanços tecnológicos, mudanças nos padrões de consumo e novas expectativas os viajantes têm sido atraídos por diferentes propostas.
Astroturismo, turismo de imersão e inteligência artificial em viagens são algumas das tendências que estão reinventando o turismo em 2025.
A TARDE te mostra os destinos mais procurados, a partir do levantamento das expectativas do mercado turístico para 2025 publicado pela Embratur.
Turismo de Imersão
Para além de visitar pontos turísticos, a nova tendência são destinos que oferecem vivências culturais e conexão com comunidades locais. Os viajantes têm procurado por experiências que valorizam sabores locais, transformando mercados em destinos culturais.
Destinos
Salvador: a capital baiana tem ganhado destaque devido à sua imersão na cultura afro-brasileira, segundo a Go World Travel;
Curitiba: foi considerada um dos 30 destinos incríveis para 2025, pelo Best in Travel da Lonely Planet, por oferecer uma experiência imersiva.

Astroturismo
Em tendência crescente, o astroturismo é procurado por pessoas que buscam experiências que fogem da agitação urbana e se conectam com a vastidão do espaço.
Destino
Parque Estadual do Desengano: localizado no Rio de Janeiro, o local foi destacado como um dos destinos de observação de estrelas em alta para turistas do Reino Unido em 2025, segundo o Time Out.

Turismo de Tecnologia e IA
A inteligência artificial (IA) degenerativa tem tornado-se prioridade no planejamento dos viajantes, no uso dos mecanismos para sugestão de itinerários e cronogramas.
Por isso, os turistas consideram boa conectividade para a eficiência operacional dos serviços.
Leia Também:
Destino
Singapura: neste ano a cidade firmou uma parceria entre o Conselho de Turismo de Singapura (STB) e a OpenAI. A instituição tornou-se a primeira organização nacional de turismo na Ásia a trabalhar com o laboratório de inteligência artificial (IA) no que se espera que seja uma iniciativa dinâmica de marketing de destino.

Turismo esportivo
Impulsionado pela paixão pelo esporte e a experiência de viajar e vivenciar eventos esportivos ao vivo, milhares de turistas buscam por destinos com eventos esportivos de grande porte como a Copa do Mundo, e maratonas internacionais.
Destinos
Rio de Janeiro: além de frequentes jogos no Maracanã é possível acompanhar eventos de surfe nas praias cariocas;
São Paulo: estádios como Morumbi e Arena Corinthians são referências em campeonatos esportivos. A cidade também conta com o Autódromo de Interlagos, onde acontece o GP do Brasil de Fórmula 1 e diversos outros campeonatos.

Turismo alternativo
Muitas pessoas têm procurado escapar de lugares saturados e optado por experiências mais autênticas e distintas. A ideia é explorar locais menos populares e mais tranquilos, frequentemente adicionados como complementos a itinerários tradicionais.
Destinos
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: ganhou destaque entre os 10 destinos alternativos da USA Today e considerado fora da rota dos roteiros já conhecidos para se visitar em 2025 pelo Travel + Leisure;
São José dos Campos e Caruaru: destinos menores e mais diversos foram os que mais cresceram, de um ano para outro, em número de reservas na Skyscanner por viajantes da América.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes