Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > UPB
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

UPB

UPB e TCM-BA se unem para orientar prefeitos em fim de mandato

O objetivo da parceria é evitar que, devido a possíveis irregularidades, os prefeitos sejam punidos com a rejeição de suas contas

Por Joana Lopo

31/08/2024 - 9:00 h
Francisco Netto: o objetivo do TCM é evitar desperdícios de recursos públicos
Francisco Netto: o objetivo do TCM é evitar desperdícios de recursos públicos -

Ao desempenhar seu papel no fortalecimento das administrações municipais, a UPB atua em diversas frentes, incluindo a capacitação de prefeitos e servidores, a modernização e transparência das gestões e, sobretudo, no processo de encerramento de mandatos. Para isso, a entidade firmou parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), a fim de orientar os prefeitos sobre as exigências legais no último ano de gestão.

O objetivo da parceria é evitar que, devido a possíveis irregularidades, os prefeitos sejam punidos com a rejeição de suas contas. Para o conselheiro do TCM, Nelson Pellegrino, é imprescindível que os gestores e a população contem com o empenho do Tribunal para orientar e qualificar as administrações, prevenindo irregularidades. "Especialmente no último ano de mandato, quando as exigências legais são ainda mais rigorosas, os prefeitos e presidentes de Câmaras devem estar atentos às vedações impostas pela legislação. É essencial que os gestores observem rigorosamente as normas e procedimentos para o encerramento da administração", recomenda.

O presidente do TCM-BA, Francisco de Souza Andrade Netto, ressalta que a UPB tem sido uma parceira importante no trabalho de qualificação de servidores municipais. “Junto com a UPB, promovemos dezenas de congressos, seminários, encontros técnicos e debates, que são fundamentais para atualizar os servidores sobre aplicação correta da legislação. À medida que os anos passam, alcançamos uma progressiva redução do número de contas com parecer pela rejeição, assim como de outras punições administrativas. Vamos continuar a fiscalizar e punir, quando necessário, mas nosso objetivo maior é fazer com que os investimentos públicos não sejam desperdiçados ou desviados, e gerem benefícios para a população”, pontuou.

O presidente da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB), Maike Oliveira, acrescenta que os serviços públicos precisam ser mantidos para não prejudicar a população. “O cidadão não pode ficar sem coleta de lixo, escola, transporte, ambulância, isso tudo tem que ser sobrepesado com os servidores mais técnicos para a continuidade eficiente da administração pública. O cidadão não pode ser prejudicado em nenhuma situação”, reforça.

Guia de Orientação

O Guia de Orientação para Gestores Municipais sobre Encerramento de Mandato (Ano 2024) está disponível no site do TCM, no menu ‘Portal do Gestor’, ‘Manuais e Cartilhas’. No documento, os gestores têm acesso a informações sobre como finalizar o mandato, além de terem a responsabilidade de assegurar que as contas públicas estejam em ordem, observando rigorosamente as normas fiscais e legais. Isso inclui garantir suficiente disponibilidade de caixa para cobrir todas as despesas assumidas, conforme determina o Art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A gestão deve ser transparente, especialmente no que tange à prestação de contas, assegurando que não haja compromissos financeiros que prejudiquem a administração subsequente.

Diante das exigências legais, a UPB e o TCM desempenham papel essencial, orientando e fiscalizando os gestores para garantir uma transição responsável. A Resolução do TCM nº 1.311/2012 prevê a criação de uma Comissão de Transmissão de Governo, instituída pelo prefeito ou presidente de Câmara que encerra o mandato, que é responsável por repassar todas as informações e documentos necessários para que a nova gestão possa iniciar seus trabalhos e viabilizar a continuidade dos serviços públicos.

A superintendente do Controle Externo do TCM, Marilene Marques, ressalta que uma gestão responsável segue rigorosamente os princípios de transparência e responsabilidade fiscal, garantindo que os recursos públicos sejam administrados de maneira eficiente. "Isso implica cumprir todas as obrigações legais, especialmente as relacionadas à Lei de Responsabilidade Fiscal, e assegurar que o município esteja em boas condições financeiras ao término do mandato, sem comprometer a administração futura", reforça.

Ela enfatiza que, quando o gestor deixa a ‘casa arrumada’ para o próximo prefeito, os impactos positivos para o município são significativos. "Uma transição organizada facilita a continuidade dos serviços públicos essenciais e a execução de projetos de interesse público, sem interrupções ou retrocessos. Além disso, evita que a nova administração herde dívidas que possam comprometer a governabilidade".

Marilene destaca que a continuidade de políticas públicas bem-sucedidas, o cumprimento das metas fiscais e a manutenção de um ambiente administrativo saudável proporcionam maior estabilidade e confiança na gestão municipal.

Confira todas as notícias do Caderno UPB:

>> UPB celebra 60 anos como pilar do fortalecimento municipal na Bahia

>> Desoneração gera economia de mais de R$ 1 bilhão para municípios baianos

>> Projeto 'UPB Capacita' aposta na excelência para gerar economia aos cofres públicos

>> "A UPB levanta pautas para o movimento municipalista nacional"

>> Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece iniciativas nos municípios baianos

>> Os 60 anos da União dos Municípios da Bahia

>> Bahia estimula transparência com projetos de ponta

>> Programa da UPB transforma gestão agrícola nos municípios baianos

Patrocínio

Logo da UPB
Logo da SECOM
Logo da NEOENERGIA
Logo da DESENBAHIA
Logo da FIEB
Logo da EMBASA
Logo da IMAP
Logo da OAB
Logo da SEBRAE
Logo da BAHIAGAS

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia prefeitos TCM UPB

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA