Uesc em destaque na medicina e no direito
Universidade baiana celebra nota 10 em Medicina e adere à Estratégia Mãe Bernadete

Na sequência da conquista de nota máxima para o curso de medicina, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no Sul do Estado, comemora a adesão a uma estratégia nacional em defesa das comunidades de terreiro.
O reconhecimento à qualidade de ensino-aprendizagem veio com a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), pelo Ministério da Educação.
A nota dez ganha mais valor quando se sabe do contexto geral do Enamed, tendo sido reprovados 107 dos 310 cursos de medicina avaliados.
Na Bahia, além da Uesc, outras três universidades, todas públicas, alcançaram o patamar exigido para a formação médica: a Federal da Bahia (Ufba), a Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Já a classificação para a Estratégia Mãe Bernardete inclui a Uesc entre os órgãos e instituições convidadas para integrar a rede de Promoção de Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana.
A iniciativa do Ministério da Igualdade Racial presta homenagem a yalorixá assassinada dentro de seu terreiro, por sua vez inserido no quilombo Pitanga dos Palmares, situado em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.
Leia Também:
Coordenadora nacional de articulação de quilombos, mãe Bernadete inspirou a criação da estratégia ministerial, selecionando a Uesc como a única universidade baiana contemplada.
A participação ocorre via Projeto de Extensão Laikos, coordenado pela professora Saskya Lopes, do Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc, há 13 anos na luta pela em prol da igualdade racial no sul da Bahia.
Putin ordenou ataque com mísseis contra a Ucrânia justamente enquanto as delegações se reúnem para avançar na paz. Seus mísseis atingem não apenas o nosso povo, mas também a mesa de negociações
1ª edição do Zoo Noturno
A primeira edição de 2026 do Zoo Noturno acontece na próxima terça-feira, às 18h, no Parque Zoobotânico da Bahia, em Salvador, abrindo a programação do projeto “Férias é no Zoo”, que segue até 1º de fevereiro.
A atividade oferece ao público a experiência de visitar o Parque à noite, com observação de animais de hábitos noturnos e crepusculares, acompanhada pela equipe técnica.
Durante o percurso, os participantes recebem informações sobre comportamento das espécies, com foco em educação ambiental. Serão ofertadas 25 vagas, para participantes a partir de cinco anos, com uso de roupas adequadas.
POUCAS & BOAS
O Carnaval Antecipado de Itabuna termina hoje no quarto dia de folia na cidade, que concentrou a estrutura no Circuito Sabará rendendo homenagem ao compositor e baterista Sabará, atualmente com 91 anos. Com início às 17h, a programação deste domingo tem 10 atrações de trio. Começa com Oz Polêmicos e termina com Thiago Aquino, Guig Ghetto e 99 no Beat. Com tradição de realizar a festa antecipadamente no município, a coordenação geral é da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), com parcerias e apoios públicos e privados.
Em Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, a primeira edição da prova Mulungu Run promete agitar a cidade hoje com largada às 7h. Com percurso de oito quilômetros, a prova principal é voltada aos atletas acostumados com os desafios e tem premiação aos melhores colocados. Já a caminhada de três quilômetros tem caráter recreativo, sem classificação ou premiação, favorecendo a participação de pessoas de todas as idades. A organização é da Diretoria de Esportes do município.
Promoção da Igualdade Racial no Âmbito da Ética, Diversidade e Inclusão’ é a capacitação que começa amanhã, a partir das 8h em formato online. O evento abre a programação de 2026 do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Os cursos integram o Programa Anual de Capacitação (PAC) e são realizados em parceria com o Serviço de Enfermagem, Médico e Odontológico (Seemo), do campus Jequié e com o Núcleo de Bem-Estar (Nuesbe), do campus Itapetinga.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
