Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TOCA DO LEÃO EM BAIXA?

Sem utilizar jovens, Carpini diz que base forte do Vitória "não existe mais"

Leão da Barra é a única equipe da Série A que não utilizou nenhum atleta Sub-23

Por João Grassi

26/05/2025 - 18:16 h
Thiago Carpini, técnico do Vitória
Thiago Carpini, técnico do Vitória -

Após 10 rodadas do Campeonato Brasileiro, a pouca utilização de jovens jogadores tem chamado atenção da torcida do Vitória. Segundo levantamento do Wyscout e Footure PRO, o Leão da Barra é a única equipe da Série A que não utilizou nenhum atleta Sub-23.

O levantamento foi divulgado após o fim da rodada 9 do Brasileirão. No entanto, em mais uma jornada da competição, nenhum jovem foi utilizado na derrota para o Santos. Durante entrevista coletiva após o apito final, o técnico Thiago Carpini foi questionado sobre essa escolha.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No atual elenco, há jogadores Sub-23 como os laterais Hugo, Emerson Buiu e Maykon Kesus, além dos atacantes Felipe Cardoso e Fábio Soares, este segundo que ainda vive imbróglio com a diretoria por não querer renovar o contrato. De acordo com Carpini, nenhum atleta jovem ou revelado na Toca do Leão está pronto para "resolver problemas".

"O Fábio [Soares] subiu para o profissional comigo, ele entrou bem contra o Atlético-MG, depois participou de mais alguns jogos. Aí começamos a observar um comportamento diferente no dia a dia, e isso conta muito. Você acha que eu não quero que desponte aqui um grande talento, que faça grandes jogos e resolva os problemas? Claro que eu quero. Quando Fábio Mota chegou aqui o Vitória não tinha o certificado de clube formador. A base do Vitória estava acabada. Eu fiz muitas experiências, mas quem sustentou? Quem deixou saudade da base que ganhou oportunidade de jogar? Não é culpa de quem está lá, é o processo. A gente estava na Série B e agora está na Sul-Americana. Se aqui está difícil a transição, imagina na base. Não podemos pegar um lateral do Sub-20 e colocar para resolver um problema contra o Santos. Assim a gente não forma e acaba com o atleta. Eu gosto de usar a base, por onde passei lancei jovens que estão por aí jogando. Aqui também, ano passado muitos atletas participaram. Precisamos ter também o merecimento para oportunizar a base. Hoje não temos atletas para isso.

Aquela base que revelou talentos para o mundo não existe mais. Quem dera eu que tivesse.
Thiago Carpini, técnico do Vitória
Fábio Soares em ação pelo Vitória
Fábio Soares em ação pelo Vitória | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Sobre o atacante Felipe Cardoso, emprestado pelo Atlético de Alagoinhas ao Vitória, Carpini chegou a dizer que ele "talvez tenha se assustado um pouco" quando chegou ao clube. Ele diz que o jogador "ainda não foi o que a gente imaginava".

"Nós observamos o Felipe, eu também participei do processo de monitoramento do estadual. Ele é um jovem talento em formação, mas um atleta que talvez tenha se assustado um pouco quando chegou no Vitória. Ele não performou aqui o que vinha fazendo no Atlético de Alagoinhas. Ele ainda não foi aquilo que a gente imaginava. É um jovem a ser desenvolvido, tem suas qualidades", explicou.

Eu estou no dia a dia e sei que o que vai resolver nossos problemas não é o Felipe.
Thiago Carpini, técnico do Vitória
Felipe Cardoso não tem sido utilizado no Vitória
Felipe Cardoso não tem sido utilizado no Vitória | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Movimentação na janela de transferências

Para Thiago Carpini, o que vai ajudar a elevar o patamar do elenco rubro-negro não são esses jovens, mas sim novas contratações. O treinador comentou sobre a "necessidade de quatro peças".

Leia Também:

"Existe a necessidade de pelo menos umas quatro peças. A gente já conversou sobre isso, temos monitorado o mercado. Mas daí a ter esses jogadores já para o início da janela entram outras questões, entra o dinheiro. O Vitória faz tudo com muita responsabilidade. É uma janela interessante, mas difícil de se movimentar. A gente precisa de situações pontuais que elevem nosso nível. Fomos muito criticados por atletas que foram contratados esse ano, mas tivemos que trazer muitos jogadores porque ainda não podemos começar a temporada com a base. Ainda não reestruturamos a base nesses pontos. O trabalho lá é bem desenvolvido, mas ainda não reuniu essas condições", finalizou Carpini.

O próximo compromisso do Vitória pelo Brasileiro será contra o Corinthians, no próximo domingo, 1º de junho, pela 11ª rodada, na Neo Química Arena. Antes, no entanto, o Colossal decide sua vida na Copa Sul-Americana em duelo contra o Universidad Católica-EQU, na quarta-feira, 28, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

campeonato brasileiro divisão de base ec vitória entrevista jovens Sub-23 thiago carpini toca do leão

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Thiago Carpini, técnico do Vitória
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x