Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESCASO

Carros com 4 anos de uso estão sucateados em Ibitiara

Parlamentar denuncia descaso e abandono da gestão Wilson de Bududa (PSD)

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

03/11/2025 - 13:50 h
Veículos, que foram adquiridos há 4 anos, estão abandonados no município
Veículos, que foram adquiridos há 4 anos, estão abandonados no município -

Descaso e desperdício. Essas são as situações que seis veículos comprados pela prefeitura de Ibitiara, centro sul da Bahia, gestão do prefeito Wilson de Bududa (PSD), se encontram. Os veículos, que foram adquiridos há apenas quatro anos, estão abandonados no município. A denúncia é da vereadora Dilma Maria da Silva Lemos, conhecida como Dilma de Narciso (PT).

"Os veículos já estão sucateados com pouco tempo de uso. Um bateu indo para Salvador, outro está com problema no motor e tem mais um quebrado há seis meses", disse a parlamentar.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Ainda de acordo com a parlamentar, o veículo que transporta a merenda escolar está no pátio da garagem também quebrado.

"Outra van que era do TFD está quebrada em uma garagem na cidade de Ibotirama. Já o micro ônibus que transporta os pacientes para Salvador, fica quebrando com frequência, ou seja, os carros da saúdes estão em situação de calamidade pública", afirmou.

Procurado, o prefeito Wilson de Bududa disse que as caminhonetes Tritons L200, quando assumiu o governo em 2021, já se encontrava na prefeitura, sendo usados para os trabalhos.

Diz ainda que, durante o período de 2021 a 2024, os veículos transportavam pacientes e profissionais para zona rural e outra localidades, bem como cidades vizinhas. As 3 caminhonetes L200 estão na oficina em fase final de conserto. Já as três estão sendo usadas nos trabalhos normalmente e com manutenção em dias .

Sobre o micro-ônibus, o prefeito diz que recebeu o veículo quebrado em 2021, colocou no conserto e o veículo tornou a quebrar, o qual se encontra em fase final de conserto. Já em relação ao TFD, o gestor diz que recebeu os veículos também em 2021, os quais já vinham sendo usados nos trabalhos, e que atualmente só param quando precisam de manutenção ou revisão.

Marcação de exames

No último mês de outubro, uma outra denúncia da vereadora Dilma (PT), apontou que moradores necessitados de exames médicos, só conseguiam a marcação do procedimento após irem à residência do atual prefeito, Wilson de Bududa (PSD).

A vereadora sugeriu ainda que o sistema de marcação de exames seja feito como no passado, época na qual os procedimentos eram realizados com mais celeridade.

Sobre o fato, a reportagem procurou o prefeito Wilson de Bududa, o qual não se manifestou.

Pneus, combustíveis e baterias

No último dia 12 de agosto, uma denúncia protocolada também por parlamentares do município de Ibitiara, apontou um suposto esquema de fraudes, as quais envolvem o fornecimento de combustíveis, compra de mais de mil pneus e 244 baterias para a frota da gestão municipal.

Além da compra dos 1457 pneus, o que foi considerado pela denúncia como desproporcional para a estrutura da frota municipal, houve ainda a troca de nove baterias em menos de dois anos e troca de 24 pneus para um único veículo em um intervalo de apenas dois meses.

O fato envolveu o prefeito Wilson de Bududa (PSD) e mais cinco secretários municipais: Quintino de Souza Pereira (Saúde), Jacson Moreira dos Santos (Transportes), Daiane Aparecida Oliveira Souza (Planejamento), José Anfilófio de Menezes (Governo e Administração), tendo ainda os responsáveis financeiros dos contratos públicos firmados nos anos de 2022 a 2025, apontados na denúncia.

As denúncias foram protocolados no Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), pelos parlamentares Dilma de Narciso e Miguel do Caldeirão, ambos do PT.

Foram entregues documentos, os quais incluem notas fiscais, laudos fotográficos, cópias contratuais e registros do portal da transparência do município.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cidadão Repórter denúncia Dilma de Narciso Gestão Pública IBITIARA Saúde sucateamento veículos abandonados Wilson de Bududa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Veículos, que foram adquiridos há 4 anos, estão abandonados no município
Play

Taxa de R$ 700 para ir à praia? Turistas denunciam cobrança no Conde

Veículos, que foram adquiridos há 4 anos, estão abandonados no município
Play

"Vá jogar lixo na casa da desgraça", brada prefeito de cidade baiana

Veículos, que foram adquiridos há 4 anos, estão abandonados no município
Play

Homem é acusado de dar golpe de quase R$ 4 milhões na RMS

Veículos, que foram adquiridos há 4 anos, estão abandonados no município
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

x