Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CV NA MIRA

Freedom: PC desmantela esquema de saúde do CV e prende líderes

Além de armas, drogas e dinheiro, polícia apreendeu diversos materiais cirúrgicos

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

08/11/2025 - 6:55 h
Durante a Freedom 
foram cumpridos diversos mandados
Durante a Freedom foram cumpridos diversos mandados -

Uma ação simultânea realizada pelas Polícias Civis da Bahia e do Ceará resultou na prisão de 38 pessoas suspeitas de integrar o Comando Vermelho (CV), facção criminosa originária do Rio de Janeiro. Batizada de Operação Freedom, a ofensiva teve como principal objetivo cumprir mandados de prisões preventivas e temporárias e desarticular o núcleo armado e financeiro do grupo, que vem expandindo suas atividades para o território baiano.

Segundo informações da Polícia Civil, entre os presos, cinco foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A operação também bloqueou 51 contas bancárias, apreendeu armas, drogas e materiais hospitalares e cumpriu 46 mandados de busca e apreensão em diferentes pontos da Bahia e do Ceará.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Prisões na Bahia e no Ceará

Em Salvador, 34 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués e Narandiba. Outras prisões no estado aconteceram em Areia Branca, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana, e em Aratuípe, no Recôncavo Baiano.

Ainda na capital baiana, no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, um dos investigados reagiu à abordagem e foi baleado. Segundo informações da Polícia Civil, ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo, onde morreu.

Mariele e LL foram localizados na cidade de Eusébio, no Ceará
Mariele e LL foram localizados na cidade de Eusébio, no Ceará | Foto: Divulgação Polícia Civil da Bahia

Já no Ceará, os agentes localizaram em Euzébio, Região Metropolitana de Fortaleza, o principal alvo da Freedom. Luis Lázaro Santana Alves, conhecido como LL ou Luizinho, é apontado pela polícia como sendo o líder do tráfico de drogas da Liberdade e bairros adjacentes.

Na ocasião, a mulher dele, Mariele Silva Santos, foi presa em flagrante. Segundo as investigações, ela seria responsável pela parte financeira da facção criminosa. A polícia, no entanto, não detalhou como ela administrava o dinheiro do grupo.

"Os alvos da Freedom são suspeitos de envolvimento em assassinatos, tráfico de drogas e outros crimes violentos. O objetivo é enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o tráfico e os homicídios. Os resultados da operação vão contribuir para a elucidação de cerca de 30 homicídios ocorridos na capital baiana", disse a PC, por meio de nota.

Quem é LL

Sob anonimato, uma fonte policial revelou que LL assumiu o comando da localidade após a morte de Willer Oliveira Souza, o Palhaço ou K5, morto em confronto com a Polícia Civil em abril de 2024. "Depois que Palhaço morreu, ele passou a comandar a área ali da Liberdade. Tem vários homicídios na conta, é muito violento", afirmou o policial.

Ainda conforme o agente, LL é o líder máximo da organização criminosa e exerce plenos poderes de decisão sobre finanças, logística e uso de armas. Ele seria o responsável por determinar punições internas e coordenar a lavagem de dinheiro por meio de terceiros.

"Ele é tiro surdo, nunca tinha sido preso. Mas, já matou e mandou matar muita gente, principalmente os caras da outra facção, concluiu a fonte, revelando que, na região da Liberdade, o CV rivaliza com o Bonde do Maluco (BDM).

‘Serviço médico’ da facção

Conforme a Polícia Civil, a Operação Freedom é resultado de uma investigação de meses que mapeou a estrutura de funcionamento da facção na Bahia, incluindo rotas de tráfico, pontos de apoio financeiro e até um o esquema de saúde clandestino para atendimento médico.

Durante as buscas, os policiais encontraram em uma residência uma quantidade significativa de materiais cirúrgicos e hospitalares - pinças, bisturis, gazes, suturas, seringas, agulhas, toalhas cirúrgicas, medicamentos e outros itens usados em procedimentos improvisados.

Conforme a PC, o material apreendido era usado no atendimento de integrantes da facção feridos em confrontos, evitando que fossem levados a hospitais e, consequentemente, presos.

Armas, drogas, dinheiro e materiais cirúrgicos foram apreendidos
Armas, drogas, dinheiro e materiais cirúrgicos foram apreendidos | Foto: Divulgação Polícia Civil da Bahia

Um técnico de enfermagem, que de acordo com as investigações, era responsável pelo 'serviço de saúde' e realizava curativos e pequenos procedimentos, foi levado à delegacia para prestar depoimento e, em seguida, liberado.

Golpe no crime, apreensões e bloqueios

Ainda segundo a Polícia Civil, a Freedom representa um golpe direto no coração financeiro e logístico do CV, atingindo tanto os executores quanto os responsáveis por dar suporte ao grupo, em diversos segmentos.

No cumprimento dos mandados de busca e apreensão, além dos materais cirúrgicos, também foram apreendidas pistolas, carabinas, uma granada, uma quantidade de maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas.

Máquinas de cartão, uma quantia de dinheiro em espécie, 39 celuleres e alguns documentos foi recolhido pela polícia. A polícia não informou o valor apreendido. Ao todo, 46 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A polícia também solicitou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas à facção.

Leia Também:

Ação conjunta e coordenação

Mais de 400 policiais participaram da Operação Freedom. A ação envolveu equipes dos Departamentos de Homicídios (DHPP), Repressão ao Crime Organizado (Draco), Narcóticos (Denarc), Investigação Criminal (Deic), Polícia Metropolitana (Depom) e Polícia do Interior (Depin).

A Polícia Militar atuou com efetivos do Bope, BPChoque, BPatamo, Rondesp e outras unidades especializadas. A operação contou ainda com apoio da Superintendência de Inteligência da SSP-BA, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

APREENSÃO DE ARMAS apreensão de drogas armas Bahia Bloqueio de contas bope Bpatamo BPChoque ceará Comando Vermelho confronto policial CV Deic Denarc Depin depom Dhpp draco esquema de saúde clandestino Facção criminosa Finanças Força Integrada Homicídios inteligência policial lavagem de dinheiro líder do tráfico LL logística Luis Lázaro Santana Alves Mariele Silva Santos materiais hospitalares Operação Freedom Polícia Civil prisões Rondesp Salvador tráfico de drogas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Durante a Freedom 
foram cumpridos diversos mandados
Play

“Graças a Deus encontrada”: esposo de nutricionista comemora desfecho

Durante a Freedom 
foram cumpridos diversos mandados
Play

Homem que aterrorizava pessoas com cachorro é preso na Graça

Durante a Freedom 
foram cumpridos diversos mandados
Play

Após morte de criança, polícia ocupa a Capelinha de São Caetano

Durante a Freedom 
foram cumpridos diversos mandados
Play

Vídeo: mulher é flagrada agredindo a mãe com socos e puxões de cabelo

x