Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/09/2024 às 22:30 • Atualizada em 04/09/2024 às 23:00 - há XX semanas | Autor: Cassio Moreira

POLÍTICA

Atlas/Intel: maioria dos brasileiros concorda com Moraes em embate com Musk

Levantamento Atlas/Intel mostra opinião dos brasileiros sobre decisão do ministro de bloquear o X

Maioria concorda com Moraes em conflito com Elon Musk
Maioria concorda com Moraes em conflito com Elon Musk -

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem a maioria da população brasileira a seu favor no conflito com o empresário sul-africano Elon Musk, dono da plataforma X. De acordo com o levantamento do instituto Atlas/Intel, parceiro de A TARDE, divulgado nesta quarta-feira, 4, 49.7% dos entrevistados concordam com o magistrado.

Outros 43.9% consideram Musk certo no embate. Já 5,4% respondeu a opção "nenhum dos dois", enquanto 1% afirmou não saber.

A pesquisa também detalhou as características dos entrevistados. Daqueles que consideram Moraes correto no conflito, a maioria faz parte do público feminino (57.6% a 37% Musk). Já 5.4% das mulheres afirmam que nenhum dos dois está correto.

Maioria considera que ministro Alexandre de Moraes tem a razão no conflito com Musk
Maioria considera que ministro Alexandre de Moraes tem a razão no conflito com Musk | Foto: Divulgação / Atlas/Intel

Entre os homens, 50.8% acreditam que o empresário está correto; 41.7% afirmam que o magistrado tem razão. Outros 5.5% afirmam que não há correto no confronto. Aqueles que não sabem somam 2.1%.

Quando o recorte é feito pelo nível educacional, Moraes lidera com folga entre os que possuem apenas ensino fundamental (70.5% a 29.5%). Musk, entretanto, é considerado como correto pela maioria que tem ensino médio (47.7% a 42.6%); 9.6% dos consultados afirmam que ambos estão errados.

Leia Mais:

> Imprensa internacional defende decisão de Moraes sobre o X

> Bloqueio do X no Brasil: 1ª Turma do STF tem maioria e mantém decisão

> Barroso diz que há politização indevida sobre suspensão do X

Musk também leva a preferência daqueles que têm ensino superior (47.4% a 43.8%); 5.7% consideram que nenhum dos dois está certo. Entre os entrevistados, 3.2% afirmam não saber.

No recorte religioso, Moraes é considerado certo com larga vantagem entre os católicos (64.9% x 28%), sem religião (70.4% x 28.6%) e ateus/agnósticos (79.4% x 10.7%), mas perde para Elon Musk entre os evangélicos (77.8% x 16.3%). Moraes tem a preferência dos que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022 (91.4% x 7.7%), enquanto Musk vence é visto como certo pela maioria que votou em Jair Bolsonaro (PL), por 79.7% a 7.7%.

Suspensão do X

O levantamento, realizado entre os dias 3 e 4 de setembro, também perguntou aos entrevistados se Musk deveria ter cumprido as decisões judiciais do ministro da Corte sobre o X, antigo Twitter, como a remoção de conteúdos e perfis. Para 48.9%, o empresário teria que cumprir a decisão; outros 37.6% dizem que ele não deveria ter cumprido, como foi feito pelo bilionário.

Outros 9.9% acreditam que Musk poderia ter retirados os conteúdos, mas sem banir os perfis, enquanto 3.7% responderam a opção "não sei".

No recorte do nível educacional, 70.5% que possuem apenas o ensino fundamental acreditam que Musk deveria ter cumprido todas as determinações, enquanto 28,7% defendem que nenhuma decisão teria que ser cumprida; 'não sabe' foi a opção de 0,8%. No campo religioso, 66.8% dos católicos dizem que a decisão tinha que ser cumprida na totalidade; 23.8% dos entrevistados defendem que nenhuma das decisões deveria ser seguida pelo empresário; 8.4% dos consultados acreditam que apenas as remoções de conteúdos.

Suspensão do X foi tema do levantamento
Suspensão do X foi tema do levantamento | Foto: Divulgação / Atlas/Intel

Dos eleitores de Lula no segundo turno em 2022, 91.8% afirmam que Elon Musk deveria ter seguido todas as determinações do magistrado, enquanto 7.7% defendem que ele não deveria ter cumprido nenhuma das decisões; 0.6% remoção parcial. Já apenas 4,5% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que ele deveria ter removido os conteúdos e perfis; 71.5% defendem que nem as publicações, nem os perfis deveriam ser removidos da plataforma.

Moraes determinou a suspensão das atividades do X, adquirido por Musk, após a empresa não apresentar, em um prazo de 24 horas, um representante legal no Brasil.

A pesquisa Atlas/Intel ouviu 1.617 pessoas, por recrutamento digital aleatório. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

AtlasIntel/A TARDE

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022, nos Estados Unidos em 2020 e na África do Sul em 2024.

Também em 2024, o instituto ganhou o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Times e oi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA.

No cenário eleitoral baiano, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Barreiras, Itabuna e Luís Eduardo Magalhães e Lauro de Freitas.

Assuntos relacionados

Alexandre de Moraes Atlas/Intel elon musk Política Twitter X

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alexandre de Moraes Atlas/Intel elon musk Política Twitter X

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Alexandre de Moraes Atlas/Intel elon musk Política Twitter X

Publicações Relacionadas

A tarde play
Maioria concorda com Moraes em conflito com Elon Musk
Play

Marçal confessa ter tentado ressuscitar mortos; assista

Maioria concorda com Moraes em conflito com Elon Musk
Play

Lula se irrita com repercussão do Hino Nacional com linguagem neutra

Maioria concorda com Moraes em conflito com Elon Musk
Play

Artista canta hino 'neutro' em ato de Boulos; campanha culpa produção

Maioria concorda com Moraes em conflito com Elon Musk
Play

Bolsonaro publica vídeo 'romântico' ao lado de sósia de Lula; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA