Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Sem catracas, VLT de Salvador terá multa alta para quem não pagar

A ideia da CTB é que trens do VLT tenham validadores internos e pagamento voluntário

Por Lula Bonfim

25/08/2024 - 8:00 h
Validador de passagem no VLT Carioca; modelo deve inspirar o novo modal de Salvador
Validador de passagem no VLT Carioca; modelo deve inspirar o novo modal de Salvador -

A chegada, nos próximos anos, do VLT de Salvador tende a mudar a lógica do transporte na capital baiana, aproximando o modelo soteropolitano daquele que já acontece nas grandes cidades do mundo. Isso porque, conforme antecipado pelo Portal A TARDE já em dezembro, a maioria das paradas do novo modal não terá catracas de acesso aos trens.

De acordo com o planejamento da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a ideia é que os trens do VLT tenham validadores internos. Ou seja: o passageiro entraria no vagão e teria que, voluntariamente, se dirigir a uma máquina e aproximar seu cartão de passagem da tela, pagando a tarifa.

Esse é o modelo existente na maioria das grandes cidades da Europa que possuem VLT — ou “tram”, como chamam por lá —, mas também no Rio de Janeiro, que é visto pelo governo da Bahia como uma referência para a implantação da ideia em Salvador.

LEIA TAMBÉM:
>> Inema concede licença ambiental para duplicação da Estrada do Derba
>> “VLT Irmãos Rebouças”: deputado sugere nome de novo modal de Salvador
>> Garantia por trens do VLT é aprovada pela Alba; saiba detalhes

Em entrevista ao Portal A TARDE, a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, confirmou que a ideia é não ter bloqueios com catracas na maioria das paradas do VLT, aplicando o modelo de pagamento voluntário no modal, com fiscalização interna nos trens.

“A ideia é que tenhamos validadores dentro dos trens e que só algumas estações tenham bloqueio. Principalmente, as estações maiores e as de ponta. A parada de Paripe, por exemplo, que a gente entende que terá uma demanda maior. Aqui na Calçada também teríamos catracas. Mas a maioria seria com um cartão sendo validado dentro do trem”, disse Ana Cláudia.

“Obviamente, com fiscalização embarcada. De vez em quando, o fiscal vai entrar e verificar se seu bilhete foi validado. Com essa proposta, a gente ganha tempo para as pessoas e a gente vai mudando a forma de trabalhar o transporte”, acrescentou a presidente da CTB.

Além da Estação Calçada e de Paripe, também deve haver catracas em Periperi, Ilha de São João, Águas Claras e Bairro da Paz. Nas outras 29 paradas do VLT, porém, os usuários poderão acessar o trem livremente.

LEIA TAMBÉM:
>> VLT pode chegar à Igreja da Conceição da Praia, revela vice-governador
>> Escolha por VLT envolveu questão ambiental, diz presidente da CTB
>> Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador

O Portal A TARDE já havia revelado que, no VLT Carioca, o percentual de inadimplência é estimado pela concessionária local em 14%. Na avaliação da CTB, a tendência é que o número seja semelhante em Salvador.

“É óbvio que a gente acaba pegando referências de outros estados para adotar. A gente vai buscar esse número, provavelmente com o VLT do Rio, pelas características semelhantes das cidades e também por não ter bloqueio. Então, a gente deve adotar um percentual de inadimplência parecido”, confirmou Ana Cláudia.

Para inibir aqueles que podem pensar em usar o VLT sem pagar a tarifa, a ideia do governo é estabelecer uma multa alta, entre R$ 300 e R$ 500, para aqueles que adentrarem aos vagões e não pagarem a passagem nos validadores. No Rio, os valores variam de R$ 170 a R$ 255.

A fiscalização, a ser realizada pela operadora do sistema, ficará responsável por determinar a sanção, a ser aplicada pelo Poder Público.

“Da mesma forma que a gente aceita uma certa inadimplência, a gente tem que investir, por outro lado, na fiscalização, para gerar uma mudança de hábito na população. Na hora que ele burlar a tarifa de transporte e tiver que pagar uma multa de R$ 500, ele vai aprender que nunca mais deve fazer isso”, argumentou a presidente da CTB.

LEIA TAMBÉM:
>> Início de obras do VLT de Salvador pode ser antecipado; entenda cenário
>> PAC libera verba para projetos do VLT na Ribeira e no Comércio
>> Governo prevê investir R$ 140 milhões em gerenciamento de obra do VLT

Tudo isso, porém, ainda pode passar por mudanças. Neste momento, enquanto as empresas responsáveis pela construção do modal trabalham em seus canteiros de obras, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) tem debatido justamente a operação do sistema, incluindo o modelo de cobrança.

Apesar da gestão estadual, por motivos de segurança jurídica, não confirmar, a tendência é que a operação do VLT de Salvador seja realizada pela CCR Metrô Bahia, cumprindo a ideia de integrá-lo totalmente ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). Nos bastidores do governo, o novo modal também tem sido tratado como uma espécie de “linha 3 do metrô”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ana Cláudia Nascimento CTB Mobilidade VLT de Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Validador de passagem no VLT Carioca; modelo deve inspirar o novo modal de Salvador
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Validador de passagem no VLT Carioca; modelo deve inspirar o novo modal de Salvador
Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Validador de passagem no VLT Carioca; modelo deve inspirar o novo modal de Salvador
Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Validador de passagem no VLT Carioca; modelo deve inspirar o novo modal de Salvador
Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA