Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELE FICA!

Jaques Wagner ignora críticas após derrota no Senado e confirma liderança

Ao portal A TARDE, senador revelou conversa com Lula após queda de Jorge Messias

Ane Catarine
Por
| Atualizada em

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Senador Jaques Wagner foi alvo de críticas após derrota de Jorge Messias
Senador Jaques Wagner foi alvo de críticas após derrota de Jorge Messias - Foto: Carlos Moura | Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou nesta terça-feira, 5, que seguirá com o compromisso de articular a aprovação de projetos do Executivo no Congresso, mesmo diante de uma base majoritariamente de oposição, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir mantê-lo na liderança do governo no Senado.

Ao portal A TARDE, Wagner não aprofundou as críticas que recebeu após a maior derrota da gestão petista no Senado, com a rejeição histórica do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No entanto, afirmou que foi chamado por Lula para uma conversa, na qual o presidente demonstrou “indignação” com a rejeição e com as tentativas de atribuir a ele a responsabilidade pela derrota.

Leia Também:

Conforme informações de bastidores, Lula não gostou da postura de aliados que tentaram desgastar a atuação de Wagner na liderança do governo após o resultado negativo para Jorge Messias, especialmente ao associar o senador à narrativa de que teria traído o governo.

A manutenção de Wagner no cargo reforça esse cenário. Vale ressaltar ainda que o senador é visto por Lula como um homem de confiança, especialmente pela relação de amizade que dura mais de 40 anos e pelo perfil articulador, que facilita o diálogo no Congresso.

Jaques Wagner e Lula
Jaques Wagner e Lula | Foto: Manu Dias | Agecom

O próprio Jorge Messias teria desconfiado de Wagner

Jorge Messias teria desconfiado de ter sido traído por Jaques Wagner na votação em que o Senado rejeitou a indicação dele ao STF.

De acordo com informações da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o advogado-geral da União teria chamado Wagner de “traíra” durante conversa com aliados e dito que o senador deveria pedir demissão da liderança do governo.

Pessoas próximas ao governo também levantaram a possibilidade de que Wagner tivesse atuado ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para derrotar Messias.

Votação histórica

Na última quarta-feira, 29, Jorge Messias foi rejeitado por 42 votos a 34 no plenário do Senado.

Para ser aprovado, eram necessários ao menos 41 votos favoráveis. Foi a primeira vez, desde 1894, que o Senado rejeitou uma indicação do presidente da República ao Supremo.

Outra derrota para Lula

Menos de 24 horas depois de rejeitar a indicação de Jorge Messias, o Congresso Nacional impôs uma nova derrota ao governo ao derrubar o veto do presidente Lula ao PL da Dosimetria.

Na Câmara, foram 318 votos pela derrubada, contra 144 pela manutenção. No Senado, o placar foi de 49 a 24.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

JAQUES WAGNER Lula Senado

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Senador Jaques Wagner foi alvo de críticas após derrota de Jorge Messias
Play

Jerônimo Rodrigues se emociona com relato de jovem quilombola em Irecê

Senador Jaques Wagner foi alvo de críticas após derrota de Jorge Messias
Play

Reviravolta no Congresso: queda de Jorge Messias entrega vantagem ao bolsonarismo

Senador Jaques Wagner foi alvo de críticas após derrota de Jorge Messias
Play

Aborto: indicado ao STF, Jorge Messias se diz "totalmente contra" a prática

Senador Jaques Wagner foi alvo de críticas após derrota de Jorge Messias
Play

Minha Casa, Minha Vida garante mais de 100 mil moradias e reduz déficit na Bahia

x