Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SEGURANÇA

Soldados da PM-BA terão promoções mais ágeis com nova legislação

Nova regra reduz tempo mínimo exigido para progressão na carreira militar na Bahia

Por Flávia Requião

09/07/2025 - 9:07 h | Atualizada em 09/07/2025 - 11:38
Formatura de soldados
Formatura de soldados -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo mínimo de serviço exigido para a promoção a cabo da Polícia Militar da Bahia. Com a mudança, soldados poderão ser promovidos após três anos na corporação.

A medida, aprovada no mês passado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), reduz de 60 para 36 meses o interstício para a graduação de cabos da PM.

O interstício é o tempo mínimo que um militar deve cumprir em uma determinada graduação para ser promovido para a seguinte. Ou seja: se antes um policial teria que cumprir ao menos cinco anos como soldado para tornar-se cabo, com a mudança proposta por Jerônimo, esse período será reduzido para três anos.

“Trata-se de uma medida estratégica que contribuirá para o fortalecimento da estrutura organizacional da Polícia Militar da Bahia, ao mesmo tempo em que valoriza os profissionais que diariamente se dedicam à segurança da população baiana”, diz a justificativa em projeto encaminhado à Alba.

Leia Também:

Mais uma mudança

Esta é a segunda mudança recente promovida pelo governo do Estado nas regras para a promoção à graduação de cabo da PM. Em 2020, a Assembleia Legislativa já havia aprovado, a pedido do então governador Rui Costa (PT), a redução do tempo exigido de 96 para 60 meses

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

avanço profissional Bahia cabos carreira militar interstício Jerônimo Rodrigues legislação lei Lei Estadual pm-ba Policiais promoção segurança pública serviço público

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Formatura de soldados
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Formatura de soldados
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

Formatura de soldados
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

Formatura de soldados
Play

Tarcísio usa bandeira de Israel e canta louvor na Marcha para Jesus

x