ACABOU?
Veja reação dos políticos após suspensão do 'X' no Brasil
Políticos divergem sobre o fim do Twitter no país
Por Da Redação
O fim do X (antigo Twitter) no Brasil, causado após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, gerou comemorações e críticas dos deputados e senadores brasileiros.
Leia mais
>> Nikolas Ferreira sugere parar Congresso após suspensão do X
>> Jerônimo afirma que Moraes defende a democracia após bloquear o 'X'
O senador Flávio Bolsonaro (PL) defendeu o dono da rede social, Elon Musk, e criticou a sentença determinada por Moraes. No post, ele ainda relembrou as mensagens reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo, que indicam um suposto uso do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)para investigar bolsonaristas.
“No Brasil, não cumprir decisão judicial é crime, assim como é crime juiz não cumprir a lei. E quando juiz ignora a lei para tomar decisão (como fez Alexandre de Moraes) ela é ilegal e não deve ser cumprida (como fez Elon Musk). As regras de Alexandre não podem continuar valendo mais que as regras do Brasil!”, disse o parlamentar.
O ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS)considerou a medida referendada por Moraes como “torpe e abusiva”.
“Alexandre de Moraes, ao decidir tirar o X do País, toma a mais torpe, abusiva e anticonstitucional decisão já produzida no Brasil. Os demais ministros e o Congresso Federal não podem se calar, pois se assim o fizerem serão cúmplices deste lastimável episódio da pseudodemocracia”, escreveu.
Veja também
>> Com possível remoção do 'X', Lula se antecipa e divulga outras redes
>> "Ditadura", dispara deputado baiano sobre atitude de Moraes contra 'X'
Já os aliados do presidente Lula (PT) celebraram a medida e ressaltaram que o "Brasil não é terra sem lei!".
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann chamou Musk de "plaboy mimado" e destacou que a desobediência do empresário ultrapassou os limites da legislação brasileira.
"Elon Musk não passa de um playboy mimado, prepotente e arrogante. Ele sim, apaixonado por ditaduras como a de 1964, sonha com nova interferência externa na defesa e soberania de países sul-americanos. A verdade é uma só: não existe censura no Brasil, há desobediência de um empresário estrangeiro às nossas leis. Para ele, a única coisa que importa é dinheiro e poder, custe o que custar”, escreveu.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também falou sobre o assunto.
“E agora, Elon Musk, sestá bloqueado!!!!! Aqui no Brasil, tem lei!!!! Bye, bye!”, afirmou.
Entenda embate entre Moraes e Musk
O dono do X é o bilionário Elon Musk, um dos magnatas das grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
Veja também
>> Conheça a Bluesky, rede social alternativa à possível suspensão do 'X'
Musk vem fazendo ataques a Moraes nas redes sociais, por causa das decisões do ministro para que a rede tire do ar perfis de ataques às instituições democráticas.
Ao longo desta quinta, ele repetiu alguns desses ataques, em postagens na própria rede social X.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes