MOBILIDADE
VLT além de Salvador: veja cidades na mira da expansão do modal
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) diz que há estudos referentes a extensão do modal

Por Flávia Requião e Yuri Abreu

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta sexta-feira, 17, que a gestão vem realizando estudos para a extensão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador até municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e cidades do interior do estado.
A afirmação foi dada durante visita às obras do modal de transporte no bairro da Calçada, na capital baiana. Ele esteve acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Eles ainda participaram da homologação da licitação que definiu o Consórcio responsável pela implantação dos sistemas de telecomunicações e de sinalização e controle de trens do VLT.
"Nós estamos estudando a possibilidade de estender esse VLT, chegando a Simões Filho, Camaçari e chegando até Alagoinhas. É um estudo muito forte", disse o governador.
Leia Também:
Ainda no quesito mobilidade, Jerônimo espera que em até quatro meses ele dê a ordem de serviço para a construção do Tramo 4 do metrô, saindo da Lapa até o Campo Grande.
Obras em ritmo combinado
Com relação ao VLT, Jerônimo voltou a afirmar que o primeiro trem chegará a capital baiana em dezembro, quando começará a fazer os testes iniciais. "Nós vamos dar uma outra oxigenada na qualidade da mobilidade de Salvador", afirmou.
Quanto as obras, ele afirmou que as etapas do modal de transporte estão sendo realizadas em um ritmo combinado.
"Esse ritmo agora aqui até o Subúrbio, nós estamos falando de um ritmo mais acelerado, porque é o compromisso maior nosso, nós devolveremos, sim, com fé em Deus, no ano que vem, a mobilidade sobre trilhos, com a qualidade não só do VLT, mas investimento de macrodrenagem, investimento de encosta", afirmou o governador.

"Então a gente fala do VLT, mas é uma obra que ultrapassa os trilhos. O segundo trecho, nós estamos falando já de um trecho com obras também. Estamos dando enfoque à estrada do Derba. Eu espero que a gente possa, ainda no que vem, já começar a ver as ações mais entregues. E o terceiro trecho, que é um trecho com menor ritmo, nós vamos encadeando. Entrega um trecho, o outro já está bem andado, até chegarmos em Piatã", concluiu.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes