O turismo religioso cresce com Irmã Dulce
Religiosidade na Bahia vive um momento forte, especialmente durante a Semana Santa

ABahia já é o destino turísticos mais vendido do Brasil com 53 segmentos consolidados, e mais dois em franco desenvolvimento, a observação de aves em Boa Nova, as cachoeiras de Iguaí e o café de Barra do Choça, premiado como o melhor do mundo, mas o lado religioso, que já era forte, cresce com as sempre crescentes bençãos de Santa Dulce.
Quem garante isso é o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. O turismo religioso tem o seu tempo de ouro agora, na Semana Santa, em pontos como a romaria de Bom Jesus da Lapa, a de Monte Santo, a Procissão do Fogaréu, em Serrinha, mas também está emergindo no cenário com força Irmã Dulce.
– Além do santuário em Salvador, já temos uma romaria de Santa Dulce de Mucugê até Boa Vista do Tupim e também o santuário dela em Castro Alves. A diferença que já dá pra notar.
Leia Também:
Salvador – Mas em matéria de religiosidade Salvador é disparadamente o grande point, com suas mais de 300 igrejas e também o sincretismo entre o catolicismo e a matriz africana.
Maurício cita que agora, no dia 14 de abril, a Diocese de Salvador completa 450 anos e a Arquidiocese prepara-se para celebrar os seus 350 anos também este mês.
– Não é pouca coisa. Temos em Salvador a Igreja da Conceição, que aqui se abrasileirou com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Dela resulta a Lavagem do Bonfim. O Senhor do Bonfim para as religiões de matriz africana é Oxalá. E disso resulta um panorama sincrético único no mundo.
Outros pontos – Por ter sido a primeira capital do Brasil, com os portugueses trazendo para cá todo o aparato do catolicismo e também escravizaram os negros, que vieram com a sua cultura, fazendo de Salvador o grande point da religiosidade no turismo.
Por tudo isso, especialmente a colonização portuguesa, é claro que a movimentação gerada pelo turismo religioso tem os seus grandes eventos noutros pontos do país, de ponta a ponta, sul a norte.
Começa com Aparecida, em São Paulo, passa pela encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco e Juazeiro do Norte no Ceará, mas Maurício Bacelar lembra que na Bahia a coisa é pulverizada, o que no conjunto vira coisa grande.
– Vários municípios fazem a encenação. E em Esplanada já é tradição.
REGISTROS
Pablo fora 1
Pablo Roberto, vice-prefeito de Feira de Santana, nos últimos dias esfriou a conversa de que seria candidato a deputado federal até finalmente desistir. Se fosse, ele teria que renunciar até amanhã a Secretaria de Educação feirense.
Pablo fora 2
Em Feira se diz que ele queria o apoio explicíto do prefeito Zé Ronaldo. Como, se Pablo é do PSDB e o partido de Ronaldo, o UB, tem o empresário Zé Chico como candidato? Ele achou melhor apoiar Paulo Câmara, que ocupou a vaga dele na Alba e é do mesmo partido.
Bom tempo
Os romeiros que estão em Bom Jesus da Lapa para celebrar a Semana Santa estão vendo um fato raro. O Rio São Francisco, ou Velho Chico, está cheião, seis metros acima do nível normal. ‘É lindo’, disse João Pereira, de Feira de Santana, que vai lá a mais de 50 anos.
Mau tempo
Mas outros romeiros dizem estar pedindo ao Bom Jesus também que os livre da maldição da guerra dos EUA contra o Irã. Na Lapa, o preço da gasolina está em R$ 8,29, um dos mais caros da Bahia. Como disse Tiago Mendes, de Salvador: ‘Não há como não jogar uma praga’.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
