FENAGRO
Fenagro 2025: como funciona o julgamento de raças de cavalo na feira
Feira será realizada nos dias 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições

Por Carla Melo

Com objetivo de ampliar a variedade de animais na 34ª edição da Fenagro, a ser realizada nos dias 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a maior feira de agropecuária do Norte e Nordeste deve contar com diversas programações voltadas a equinos, bovinos, caprinos e ovinos.
Neste ano, as associações de criadores de animais preparam programações que vão desde julgamentos e leilões, que devem ultrapassar os R$ 8 milhões em negócios. Uma dessas atividades é o julgamento de diferentes raças de cavalos que marcaram presença em 2024 como Mangalarga, Mangalarga Marchador e Campolina.
Leia Também:
Todos os animais passam por uma rigorosa seleção que inclui cuidados sanitários rígidos para a participação dos animais: Eles precisam estar com a guia do GPA, com vacinas em dias, estado sadio e sem carrapatos.
Saiba como funciona o julgamento das raças de cavalo na Fenagro:
Mangalarga Marchador
A raça Mangalarga Marchador é avaliada pela marcha, morfologia e prova funcional dos animais, as raças são separadas por categorias e são classificados em campeão, reserva campeão, 1º, 2º, 3º e 4º prêmio.
Entre as categorias avaliadas, por parte, estão Potra Mirim, Potra Jovem, Potra, Potra Maior, Potra Júnior, Potro Mirim, Potro Jovem, Cavalo Castrado Jovem, Cavalo Castrado e Cavalo Castrado Adulto.
Quanto à marcha, os animais são avaliados pela Marcha Batida - ritmo mais diagonal e um rendimento maior, cobrindo mais distância com menos passadas - e Marcha Picada - frequência maior de trocas de apoio, com movimentos mais laterais, resultando em um andamento mais curto e menos rendimento.
Mangalarga
Antes de chegarem à Fenagro, todos os animais passam por uma criteriosa avaliação de saúde e condições físicas. Após a triagem, já na pista de julgamento, a Mangalarga também é avaliada pela marcha, morfologia e prova funcional.
Depois que os animais são avaliados pela marcha e morfologia, ou seja, proporções físicas da cabeça, pescoço, tronco e membros, a raça passa por exame de prova funcional que fecha o ranking dos melhores animais conforme cada categoria e seleciona os melhores criadores e expositores.
As categorias gerais também são separadas entre machos e fêmeas
Campolina
As categorias da Campolina são as de Progênie de Pai Marcha Batida/Marcha Picada, Progênie de Mãe MB/MP, Melhor Acasalamento MB/MP, Potro Mirim MB, Potro Jovem MB, Potro Mirim MP, Potra Mirim MB, Potra Jovem MB e Potra Mirim MP.
Com grandes campeões nacionais e grandes cuidadores, os animais também estão sendo avaliados pelo andamento, o porte e mediante à prova. Para o jurado do julgamento do Campolina, Paulo Renato Pereira Tavares.
“Estamos avaliando a morfologia, junto com um veterinário, avaliando as qualidades zootécnicas, a forma da cabeça. Estamos apresentando dois conjuntos, mas com muita qualidade apresentada”, disse ele durante o julgamento da raça na edição anterior da Fenagro.
Campeão dos Campeões
No final dos julgamentos de cada raça, acontece um grande Campeonato de Marcha Geral de Cavalos, que elege o “campeão dos campeões” de cada raça da modalidade, divididos por sexo e idade.
A competição reuniu os destaques de cada divisão e sub-divisão entre as raças. Eles disputaram entre si para definir o melhor entre os melhores, ou o “campeão dos campeões", como são chamados.
Fenagro
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A Tarde e produção da On Line Entretenimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



