Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > RETROSPECTIVA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
28/12/2022 às 15:56 | Autor: Leo Moreira e Rafaela Souza

BRASIL

2022 é marcado por alta de preços e respiro na luta contra a Covid-19

Ano foi marcado por avanços na saúde e ocorrências de crimes e tragédias que chocaram o país

O ano de 2022 no Brasil foi movimentado por agendas como as eleições gerais e a participação da seleção em mais uma Copa do Mundo. Mas o âmbito político e esportivo não foram os únicos que proporcionaram momentos marcantes. Na saúde, por exemplo, a nova onda da Covid-19 foi acompanhada do avanço da vacinação e da redução de casos graves e mortes decorrentes da doença.

O novo 'alerta', entretanto, não impossibilitou a retomada de festas e confraternizações, diante da maior flexibilidade de medidas sanitárias graças ao cenário de maior controle do coronavírus. Os brasileiros puderam comemorar o retorno dos grandes eventos e do São João após um hiato de ao menos dois anos. De forma mais recente, famílias reviveram as mesas rodeadas pelos parentes e amigos no Natal.

A realidade de maior avanço em desafios socioeconômicos ocorreu em meio aos percalços da elevada inflação registrada no país este ano, projetada em 6,5% pelo Banco Central (BC). Ainda na questão econômica, o país registrou aumento na situação de pobreza, desemprego, endividamento.

Em 2022, os brasileiros também ficaram atônitos com a ocorrência de crimes e tragédias que ficaram na memória: ataques à escolas, mortes por questões políticas, tragédias por conta das chuvas, problemas ambientais. Relembre alguns destes episódios que ganharam repercussão no país na retrospectiva nacional do Portal A TARDE:

Janeiro

O início do ano de 2022 foi marcado por uma nova onda da Covid-19. Impulsionada pela variante ômicron, o vírus que assombrou o mundo e o Brasil voltou a mostrar que precisa de atenção e cuidado. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), houve o aumento de seis vezes em relação ao número de casos de dezembro de 2021, no Brasil. Já no final do mês, no dia 26, um novo recorde de casos: 224.567 diagnósticos positivos de covid-19 em um só dia.

A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil chegou a 1,6. O dia a dia do brasileiro sofreu novos impactos. Voos cancelados, volta de restrições e até a festa mais popular do mundo, o Carnaval, teve de ser cancelado em várias cidades pelo Brasil.

Se por um lado, a doença voltou a assustar os brasileiros, o combate contra o Covid-19 deu mais um passo. No dia 5, o Ministério da Saúde anunciou a aquisição pública dos imunizantes para crianças de 5 a 11 anos. Pouco depois, o Brasil já recebia os primeiros lotes da vacina que tinha como público alvo, os pequenos. No final do mês, 1,8 milhão de doses pediátricas da Pfizer desembarcaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Fevereiro

No segundo mês do ano, a natureza voltou a gritar. Fortes chuvas deixaram ao menos 200 pessoas mortas em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, após um temporal ter atingido a cidade no dia 15. O acumulado pluviométrico chegou a 259 milímetros (mm). As cenas pareciam ter sido retiradas de uma guerra, como classificou o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), após sobrevoar a região.

No dia 12, o Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou o repasse de mais de R$ 319 mil para ações de combate aos impactos das chuvas.

O índice pluviométrico chegou a 534,4 milímetros
O índice pluviométrico chegou a 534,4 milímetros | Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil

Por conta do aumento de casos da nova onda da covid-19, quase todas as capitais cancelaram o carnaval. As festas até aconteceram, mas bem diferente do que os brasileiros estavam acostumados. Os eventos aconteceram em locais fechados e geralmente em festas privadas pelas cidades.

Março

Baianos e brasileiros viram os preços de diversos produtos se elevando. Isso se deu principalmente por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, que já completava um mês. A Rússia e a Ucrânia têm participação fundamental no mercado internacional, pois são países exportadores das chamadas commodities, produtos básicos globais não industrializados e que não se diferenciam nos locais em que são produzidos. Entre eles, estão o trigo, o milho, cereais, petróleo, gás natural e carvão. Com isso, o consumidor viu seu poder de compra reduzir ainda mais.

Na educação, a grande novidade ficou por conta da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apresentado em entrevista coletiva no dia 17, de cara nova, a prova passou a valorizar mais as questões abertas ou discursivas.

A mudança será para adequar-se ao novo ensino médio, modelo que começa a ser aplicado este ano em todo o país. Nos novos currículos escolares, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país e direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O novo Enem será aplicado a partir de 2024.

Abril

Parece mentira, mas foi no mês de abril que o Brasil, finalmente, voltou a comemorar o carnaval. De modo mais tímido e ainda com restrições por causa da Covid-19, várias cidades pelo país colocaram 'o bloco na rua'. As escolas de samba no Rio e São Paulo voltaram a desfilar na avenida. Na cidade carioca, a Grande Rio se consagrou campeã. Já os paulistas viram a Mancha Verde levar o troféu no retorno dos festejos carnavalescos.

Escola trouxe o enredo "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu"
Escola trouxe o enredo "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu" | Foto: Gabriel Monteiro | RioTur

Maio

As fortes chuvas, desta vez em Pernambuco, voltaram a causar estragos. Pelo menos 91 pessoas tiveram a morte confirmada em decorrência das enchentes e deslizamentos que assolam o estado, no dia 25. Devido à tragédia, a folia do São João foi deixada de lado e várias cidades pernambucanas, inclusive a capital Recife, tiveram as festas juninas canceladas.

No Rio de Janeiro, uma operação conjunta entre as polícias Militar e Rodoviária Federal, que ocorreu no dia 24, na Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, resultou em ao menos 23 mortes e 10 feridos. O Ministério Público Federal (MPF), instaurou procedimento investigatório criminal sobre o caso.

Junho

No dia 7, Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como Pelado, foi preso em flagrante sob a suspeita de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips. Ele teria ameaçado Bruno, segundo testemunhas. Pelado foi preso durante uma abordagem por posse de drogas e munição calibre 762, de uso restrito.

Irmãos do indigenista e esposa do jornalista foram convocados a fornecer material genético
Irmãos do indigenista e esposa do jornalista foram convocados a fornecer material genético | Foto: Reprodução | Redes Sociais

No dia 8, o Brasil viu os números relacionados à fome aumentarem de forma drástica. Um levantamento feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) mostrou que 33,1 milhões de pessoas passavam fome no país.

Além do enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, a Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, ganhou os holofotes e acendeu o alerta das autoridades de saúde. O primeiro caso de um paciente infectado pela doença foi notificado no dia 8, em São Paulo.

Julho

O mês de julho foi marcado por crimes que chocaram o país. No dia 10, o anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso em flagrante por estupro de vulnerável de uma paciente sedada. O médico violentou a vítima durante uma cesariana no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. A prisão aconteceu após funcionários da unidade de saúde filmarem o anestesista colocando o pênis na boca de uma paciente quando ele participava do parto dela.

Médico anestesista Giovanni Quintella foi preso na madrugada do dia 11
Médico anestesista Giovanni Quintella foi preso na madrugada do dia 11 | Foto: Divulgação | Polícia Civil do Rio de Janeiro

O escândalo envolvendo denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que pediu demissão no dia 29 de junho, teve um novo capítulo. A economista Daniella Marques Consentino teve o nome aprovado pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa Econômica Federal e assinou o termo de posse como presidente da instituição. As denúncias foram investigadas pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho. Ele negou as acusações na carta de renúncia.

O mês de julho também trouxe a chegada do 5G no Brasil. A tecnologia começou a funcionar no dia 6, quando foi ativada em Brasília, primeira cidade a receber o sinal. A tecnologia promete ser uma importante mudança no setor de telecomunicações e foi ativada em Salvador no dia 16, após aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Agosto

Com dois anos de atraso por conta da pandemia de Covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em 2021), teve início no dia 1º de agosto a coleta de informações para a 13ª edição do Censo Demográfico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a previsão inicial era realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

Nesta edição, o IBGE realizou o primeiro recenseamento nas comunidades quilombolas do Brasil. O instituto busca trazer dados oficiais sobre quantos são, onde estão e como vivem essa população no país. Um mapeamento realizado pela instituição identificou 5.972 comunidades quilombolas em todo o Brasil. No entanto, não há estimativa da quantidade de pessoas que vivem nesses locais.

No primeiro mês de coleta, a Bahia teve a maior população quilombola recenseada do Brasil. A partir disso, o IBGE informou que, no primeiro mês de coleta do Censo 2022, entre 1 e 29 de agosto, 116.437 mil pessoas se auto identificam como quilombolas.

Recenseamento na localidade de Ilha de Maré, em Salvador
Recenseamento na localidade de Ilha de Maré, em Salvador | Foto: Divulgação | IBGE

Em meio ao aumento da confirmação de casos da Monkeypox no país, medidas foram aprovadas para o combate da doença, como a importação de vacinas e remédios sem registro no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todos os diretores da Anvisa votaram a favor da dispensa de registro para que as vacinas e os remédios possam ser importados com maior agilidade. No mês de agosto, o Brasil atingiu a marca de 2.004 casos confirmados. A região sudeste concentrava a maior quantidade de infectados.

Um crime marcou o início do mês de agosto no Rio de Janeiro. O cônsul da Alemanha, Uwe Hahn, foi preso no dia 6, em flagrante acusado de matar seu marido, o diplomata belga Walter Henri Maximilien Biot, de 52 anos. Biot foi encontrado morto na cobertura onde morava, em Ipanema, na zona sul do Rio. Eles tinham 23 anos de relacionamento, sendo 20 casados.

O alemão alegou que o belga sofreu um mal súbito, bateu a cabeça e morreu. Entretanto, a versão foi negada pelo laudo do IML (Instituto Médico Legal), que constatou cerca de 30 lesões. A defesa do cônsul alegou que a prisão teria sido ilegal devido a ausência de flagrante para a sua custódia.

Após nove anos do incêndio na boate Kiss, o júri que condenou os quatro réus do caso foi anulado no dia 3, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). A decisão foi tomada por dois votos a um. Com a decisão, os réus Elissandro Callegaro Spohr (sócio da boate), Mauro Londero Hoffmann (sócio da boate), Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda Gurizada Fandangueira) e Luciano Bonilha (produtor musical da banda Gurizada Fandangueira), que haviam sido condenados, devem ser soltos.

Em agosto, o Ministério Público Federal (MPF) investigou a distribuição de livros com recomendação de leitura da Bíblia pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O conteúdo do material gerou incômodo entre servidores, que avaliaram que o governo não deve misturar religião e trabalho.

A questão ambiental em torno da preservação da Amazônia também gerou preocupação. No dia 22, o bioma registrou o maior número de queimadas dos últimos 15 anos no intervalo de 24 horas. De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os incêndios na região, foram contabilizados 3.358 focos de incêndio.

A última vez que a região registrou um recorde de queimadas foi em 30 de setembro de 2007
A última vez que a região registrou um recorde de queimadas foi em 30 de setembro de 2007 | Foto: AFP

Setembro

O dia 7 de setembro celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil. A data marcou o retorno das comemorações e desfiles cívicos em diversos cidades do país. Após um hiato de dois anos sem acontecer por causa das medidas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19, Salvador voltou a ter o seu tradicional desfile.

Apesar do momento festivo, um desfile onde crianças negras foram vestidas com trapos e correntes de papel nos tornozelos em referência ao período escravocrata causou indignação nas redes sociais. Após a repercussão, o evento, que foi realizado no dia 18, em Piraí do Sul, no Paraná, passou a ser investigado pelo Ministério Público.

A Procuradoria do Paraná se manifestou sobre o episódio e afirmou que a cidade, localizada nos Campos Gerais do estado, deverá prestar esclarecimentos sobre o caso. A investigação ocorre em sigilo por envolver pessoas menores de idade.

No dia 12, a ministra Rosa Weber tomou posse como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada é a terceira mulher a ocupar o cargo. Weber substitui o ministro Luiz Fux. Ela se aposentará em outubro de 2023, após completar 75 anos, portanto, não comandará o Judiciário brasileiro em um mandato de dois anos, como é previsto. Na mesma cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso foi empossado como vice.

Rosa Weber ficará no cargo até outubro de 2023, quando se aposentará
Rosa Weber ficará no cargo até outubro de 2023, quando se aposentará | Foto: Rosinei Coutinho | SCO | STF

No dia 14, o assassinato do ganhador da Mega-Sena, Jonas Lucas Alves Dias, de 55 anos, chocou a cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. Vítima de um sequestro, Jonas foi encontrado com sinais de espancamento às margens da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). O homem chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. O médico da unidade atestou traumatismo cranioencefálico como causa da morte.

O crime envolvendo o ator José Dumont, de 72 anos, surpreendeu o Brasil. O artista foi preso em flagrante no Rio de Janeiro por suspeita de posse de pornografia infantil. Um relatório técnico da polícia aponta que pelos menos 240 arquivos de imagens e vídeos de pornografia infantil foram encontrados armazenados no celular do ator.

Na saúde, o Brasil registrou 5.037 casos confirmados e 5.391 casos classificados como suspeitos de Monkeypox. Para conter a disseminação, 49 mil doses de vacina contra a doença já foram adquiridas para o Brasil, via Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que coordenam junto aos fabricantes a aquisição de forma global.

O aumento do número de queimadas na Amazônia voltou a ser pautado e acendeu o alerta de ambientalistas e autoridades de todo o mundo. Entre janeiro e setembro, a Amazônia registrou o maior número de queimadas desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ao todo foram 85.150 focos de queimadas, número 55% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O número se aproxima dos 96.837 registrados nos primeiros nove meses de 2010. Somente em setembro foram detectados 39.128 focos de incêndio, número 150% superior aos 15.624 registrados no mesmo período do ano passado.

Outubro

Em outubro, os policiais rodoviários federais envolvidos na morte de Genivaldo Santos, 38 anos, no dia 25 de maio deste ano, foram presos no Presídio Militar de Sergipe, em Aracaju. A detenção aconteceu no dia 14. William de Barros Noia, Kleber Nascimento Freitas e Paulo Rodolpho Lima Nascimento se apresentaram voluntariamente à Polícia Federal cinco dias após o Ministério Público Federal (MPF) oferecer denúncia à Justiça contra os três policiais.

Genivaldo morreu após ser trancado no porta-malas de uma viatura durante uma abordagem da PRF. O homem foi submetido à inalação de gás lacrimogêneo. Segundo a certidão de óbito, a vítima sofreu asfixia e insuficiência respiratória.

Policiais da PRF trancaram homem em porta-malas e jogaram gás lacrimogêneo
Policiais da PRF trancaram homem em porta-malas e jogaram gás lacrimogêneo | Foto: Reprodução | Redes Sociais

O acusado de ser mandante dos homicídios do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, foi solto após pagar uma fiança de R$ 15 mil no dia 21, no Amazonas. Após a soltura, Rubens seguiu para cumprir prisão domiciliar e usar tornozeleira eletrônica.

Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que os primeiros 15 meses da pandemia de Covid-19 elevaram em 70% o número de mortes de gestantes e puérperas no Brasil. Os dados foram divulgados no dia 25, pela Fiocruz Amazônia. O grupo responsável pelo estudo inclui pesquisadores de universidades brasileiras, da Colômbia e dos Estados Unidos. A metodologia foi comparar a mortalidade que era prevista para março de 2020 a maio de 2021, sem a pandemia, e a que de fato ocorreu, com a disseminação do novo coronavírus.

Novembro

O atentado em duas escolas na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, marcou o mês de novembro. Um adolescente de 16 anos invadiu as unidades de ensino e atirou contra as vítimas. O jovem foi detido em casa após cometer o crime. Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

O pai do adolescente que cometeu o atentado a tiros contra as duas escolas relatou que o filho aprendeu a atirar vendo vídeos no YouTube. Após alvejar 16 pessoas, ele voltou para casa, almoçou com os pais e ainda seguiu para outra propriedade da família sem falar no assunto.

O assassino da atriz Daniella Perez, Guilherme de Pádua, morreu no dia 6, na cidade de Belo Horizonte. A informação foi divulgada através de uma transmissão pelas redes sociais do pastor Márcio Valadão, fundador da Igreja Batista da Lagoinha, na qual o ex-ator fazia parte desde 2017.

O mês de novembro ainda contou com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os dias 13 e 20, em todo o Brasil. O exame teve quase 3,4 milhões de inscritos nesta edição. O número, divulgado pelo Ministério da Educação, é 10% maior que em 2021.

Chegada dos estudantes no Colégio Central da Bahia, em Salvador
Chegada dos estudantes no Colégio Central da Bahia, em Salvador | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

No primeiro dia de prova, um jovem autista de 19 anos teve todo o trabalho de estudo do ano frustrado ao ser impedido de prestar o exame, em Castelo, no Espírito Santo. Daniel Soares Moreira foi barrado pelos fiscais e retirado da escola por um policial militar. A mãe do aluno, a terapeuta Elenir Moreira, registrou em vídeo o momento em que ele é conduzido pela PM e as imagens logo repercutiram nas redes sociais.

Após o período de flexibilização das medidas de proteção contra a Covid-19, o Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras de proteção devido ao aumento de casos da doença e o avanço da sub-variante BQ.1.

Dezembro

Em dezembro, o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que, entre 2020 e 2021, a população em situação de pobreza em Salvador cresceu 44,2%, ou 284 mil pessoas, o maior aumento absoluto entre as capitais do Brasil. Em 2021, 937 mil pessoas da capital estavam abaixo da linha da pobreza, o que representa 33,2% da população. Os números são os mais elevados desde 2012.

O estado é o 4º mais populoso do país, com 15,8% da população em extrema pobreza, 2,363 milhões de pessoas. Salvador manteve a maior proporção de extremamente pobres entre as capitais, com 323 mil pessoas, representando 11,2%. Embora o percentual de pobres na Bahia fosse apenas o 11º do país, em números absolutos o estado manteve o 2º maior contingente de pessoas abaixo da linha da pobreza, em 2021, menor apenas do que o registrado em São Paulo.

Em relação aos avanços no combate à dengue, o último mês do ano trouxe boas notícias. A vacina contra a doença desenvolvida pelo Instituto Butantan obteve 79,6% de eficácia nos ensaios clínicos. De acordo com a instituição, o acompanhamento com um grupo de 16 mil participantes por dois anos não registrou ainda nenhum caso grave da doença entre os que receberam o imunizante.

Mais um crime bárbaro impactou a sociedade brasileira em dezembro. No dia 13, quatro crianças foram mortas dentro de uma casa localizada na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O pai das vítimas, David da Silva Lemos, 28 anos, é o principal suspeito e foi preso após fugir para um hotel próximo ao local do crime.

De acordo com a Brigada Militar (BMRS), as crianças foram deixadas pela mãe na casa da avó paterna antes de ir para o trabalho e, quando retornou para buscá-los, recebeu a informação de que suas três filhas de 4, 5 e 10 anos, além do filho de 8, foram mortos asfixiados e com golpes de faca.

As fortes chuvas deixaram milhares de pessoas desalojadas em todo o país desde o final de novembro. Diante dos temporais registrados em diversos locais do Brasil, ao menos 8,6 mil pessoas precisaram deixar suas casas. O número considera os balanços divulgados em cinco estados.

Atrasos foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
Atrasos foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília | Foto: José Cruz | Agência Brasil

A greve dos aeronautas também foi destaque no mês de dezembro. O movimento foi iniciado no dia 19. A paralisação afetou os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Após o registro de voos atrasados e cancelados, a categoria aceitou uma nova proposta apresentada pelas empresas no dia 25.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA